Defesa Civil realiza fiscalizações na Operação Queimadas

 Defesa Civil realiza fiscalizações na Operação Queimadas

 

Em função do aumento das temperaturas no município de Teresina, os agentes da Defesa Civil realizaram durante todo o mês de setembro 46 fiscalizações em bairros e localidades das regiões Urbana e Rural que possuem, historicamente, mais registros de incêndios. O monitoramento faz parte da Operação Queimadas, que foi deflagrada no mês de junho e será realizada até dezembro deste ano.

“Nós intensificamos as fiscalizações em todas as zonas da cidade, buscando orientar a população sobre os riscos da queima de resíduos, que pode ser potencializada pelas altas temperaturas, e a baixa umidade do ar nesse período de B-R-O-Bró em Teresina. Em uma das ações, um cidadão foi notificado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente por crime ambiental”, disse o agente Antônio Linhares.

Além das fiscalizações, os agentes estão realizando palestras de caráter preventivo para orientar a população sobre o decreto do Governo Federal que proíbe o procedimento por quatro meses em todo o território nacional e a lei municipal 5.073/2017, que não permite a queima de resíduos em ambientes públicos ou privados, com punição de multa que pode variar de R$ 1.500 até R$ 4.500 reais.

“Esse é um período bastante seco, mas, infelizmente, se tornam comuns os incêndios florestais e em terrenos baldios provocados por ação humana. É importante que as pessoas evitem a queima de lixos e da vegetação nesses ambientes. Caso contrário, a fumaça pode ocasionar doenças respiratórias, provocando até uma confusão com os sintomas da Covid-19”, disse o tenente Linhares.

Além dos monitoramentos da Operação Queimadas, os agentes ainda fizeram, no mês passado, 11 atendimentos à famílias em residências que estão com estruturas comprometidas. “São residências que se encontram com risco de desabamento em que a estrutura é de alvenaria ou de taipa. Fizemos esse primeiro monitoramento e repassamos o nosso laudo para os demais órgãos para que medidas sejam tomadas em prol dessas famílias”, explicou o agente.

Devido à pandemia do novo Coronavírus, a Defesa Civil abriu o canal de diálogo com a população através do número 153 e de ofício encaminhado à sede da Semcaspi, para recebimento de denúncias relacionadas à queima de resíduos e de solicitações de palestras preventivas nas comunidades.

Fonte SEMCOM

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.