Estudantes de Arquitetura da UFPI são premiados em concurso nacional

 Estudantes de Arquitetura da UFPI são premiados em concurso nacional

 

2.jpgCaptura de Tela (643).png
Mateus Moura                                                                    Marco Martins

A dupla de estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), formada por Marco Martins e Mateus Moura, ambos do 4º ano, foi a vencedora na modalidade voto popular do 5º Prêmio {CURA} “Concurso de Ideias – Reforma no COPAN”. Os alunos foram orientados pelo Prof. Dr. Roberto Alves de Lima Montenegro Filho.

O projeto dos estudantes foi indicado pelo júri do concurso entre os 169 inscritos para a votação popular e levou o 1º lugar nessa modalidade. O concurso é promovido pelo CURA de São Paulo, uma escola de cursos livres que tem como iniciativa o treinamento para arquitetos, designers e estudantes para qualificação de suas representações gráficas. Arquitetos formados e estudantes de todo o Brasil participaram do concurso.

Na sua 5ª edição, a proposta do concurso era a apresentação de um projeto de reforma em apto no Edifício Copan, um dos mais importantes e emblemáticos edifícios da cidade de São Paulo, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer. A primeira etapa do concurso consistiu na análise dos arquivos enviados, seguindo os critérios estabelecidos em edital e a segunda etapa foi a análise do júri, onde ocorreu a seleção das propostas para definir os projetos finalistas. Dentre eles, foram estabelecidas as menções honrosas e premiações.

Importância da premiação para os estudantes

A ideia de participar de concursos não surgiu de agora. Os estudantes já vinham se preparando e o reconhecimento de outros estudantes da UFPI em outros concursos também motivou a dupla. “A ideia de participar de concursos surgiu no segundo semestre de 2019, quando uma equipe de Arquitetura da UFPI conseguiu menção honrosa em concurso. A partir daí alguns colegas também começaram a se interessar e em março deste ano resolvemos montar um grupo específico voltado a participação de concursos de arquitetura e urbanismo em geral”, destaca o estudante Marco Martins.

Para Mateus Moura, é sempre bom ter participação em concursos como esses quando se estuda Arquitetura. “Além de servir como uma baita experiência – não é todo dia que surge a oportunidade de fazer um projeto para um edifício tão emblemático como o COPAN – os concursos dão uma boa visibilidade, não só pra nós futuros arquitetos e arquitetos atuantes, mas para a nossa Universidade, nossa cidade e nosso estado”, enfatiza.

Os estudantes consideram a premiação muito significativa para o futuro profissional. “Acredito que essa premiação contribui substancialmente na minha formação como arquiteto/profissional primeiramente pela experiência de projetar em um edifício tão conhecido como o COPAN e pela visibilidade que tivemos”, conclui Marco.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.