Mais de cinco mil policiais farão a segurança nas eleições

 Mais de cinco mil policiais farão a segurança nas eleições
Na manhã desta quinta-feira (12), foi iniciada a Operação Eleições 2020, com o embarque de 1.400 policiais saindo de Teresina-PI para reforçar o policiamento nos municípios do interior do Estado do Piauí. No total, 5.267 policiais militares atuarão nos 224 municípios piauienses, em cada cidade terá um coordenador do policiamento, e nas 82 zonas eleitorais haverá a supervisão de um oficial superior.
Ao todo foram 16 locais de embarque: Quartel do Comando Geral, 1º BPM, 2ª CIPM, 5º BPM, 6º BPM, 8º BPM, 9º BPM, 13º BPM, 17º BPM, BPA, BPRONE, CIPTRAN, EIPMONT, CPCOM, CEP e ALEPI.
A Operação contará com o Centro Integrado de Comando e Controle do Piauí, que foi apresentado também nesta manhã no Quartel do Comando Geral e envolve os órgãos de segurança, Polícia Militar, Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil do Piauí, Corpo de Bombeiros do Piauí, Tribunal Regional Eleitoral e Guarda Civil Municipal de Teresina, com a finalidade de regular os procedimentos a serem adotados pelos policiais militares na execução de ações de polícia ostensiva durante o pleito eleitoral de 2020. Ademais, atuará na coleta de dados, processamento e alimentação do sistema de informações do Centro de Comando e Controle do Piauí, através da cadeira de comando, das eleições municipais do Estado.
De acordo com o Secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Coronel Rubens, o Centro Integrado é um monitoramento nacional através do Ministério da Justiça e está sendo instalado em todos os estados nesta quinta-feira (12), para que até segunda-feira (16) o Ministério da Justiça receba as informações dessa grande operação nacional. “Esse Centro de Comando e Controle tem objetivo de integrar as ações das instituições que trabalham com segurança pública no estado. Esse planejamento começou no início do ano com apoio do Tribunal Regional Eleitoral, foi tudo programado, todos locais teremos presença de policiais militares”. O Secretário de Segurança enfatizou que todos os órgãos estão unidos para que a eleição ocorra tranquilamente, para que os cidadãos exerçam o voto de forma livre.
O Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí, Coronel Lindomar Castilho, destacou essa como a maior Operação realizada pela Polícia Militar no Estado do Piauí. “É a maior operação que nós estamos realizando, porque envolvemos, praticamente, todas as tropas ao mesmo tempo e os municípios, e todos os comandos estão integrados, estamos a serviço da Justiça Eleitoral, e ao final desta grande operação que prevaleça a vontade do eleitor”, ressaltou. Da mesma forma destacou a expectativa para que a Operação encerre no domingo (15) e que na segunda-feira (16), as tropas possam retornar para suas atividades. Sobre o Centro Integrado ele informou que  ocorrerá o controle das operações e das ocorrências, monitorando e identificando locais, e caso necessário será deslocado reforço policial. “Nós estamos orientando os policiais, que estarão a serviço da Justiça Eleitoral. Então os policiais militares irão coibir e prevenir qualquer crime eleitoral, que possa ocorrer nesse período”. O Coronel Lindomar Castilho também reforçou que foram observados os locais com mais incidência de ocorrência, assim como o histórico de cada município e ,nesse caso, está sendo encaminhado mais efetivo, também por haver mais locais de votação.
Para isso, estão disponibilizados nos links abaixo documentos necessários para possíveis ações policiais durante o serviço:
Também estiveram presentes na abertura do Centro Integrado o Subcomandante Geral, Coronel Sousa Filho, que discriminou sobre o funcionamento do Centro, que funcionará durante 24h a partir desta quinta-feira (12). Igualmente, os representantes dos demais órgãos falaram das contribuições e atuações durante as eleições, o Comandante do 25º BC, Coronel Márcio Costa; o Delegado da Polícia Federal, Alex Chagas; o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Stênio Pires; o Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Demetrius; a Delegada da Polícia Civil, Adriana Xavier e o Comandante da Guarda Municipal de Teresina, TC John.
Para os policiais militares que serão empregados nos locais de votação, a PMPI lançou material textual com as orientações para o serviço.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.