Presidência do Senado avisa que eleição da Mesa Diretora será presencial

 Presidência do Senado avisa que eleição da Mesa Diretora será presencial

A votação está prevista para ocorrer ao fim do recesso parlamentar, ou seja, no início de fevereiro

A presidência do Senado Federal informou, nesta quinta-feira (7/1), que a eleição para formação da nova Mesa Diretora da Casa ocorrerá de forma presencial. A modalidade está prevista no Regimento Interno da Casa

A votação para nova Mesa Diretora será realizada por meio de cédulas em papel, que deverão ser inseridas em envelopes no dia da votação.

O formato do voto já é alvo de discussão antiga e, em 2019, o Plenário do Senado decidiu que a votação por cédulas imprensas era de “observância obrigatória”.

As eleições ocorrem no início de fevereiro. Na ocasião, parlamentares decidirão quais senadores assumirão a presidência da Casa, além dos dois vice-presidentes e dos quatro secretários, com suplentes.

O quórum mínimo é de 14 senadores – um sexto da composição da Casa. Será eleito o candidato que tiver a maioria simples de votos.

Dois senadores figuram como principais candidatos do governo à Presidência: Eduardo Braga (MDB-AM) e Eduardo Gomes (MDB-TO). O ex-presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP) apoia a candidatura de Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

metrópoles

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.