Sistema e-Terras dará celeridade aos processos de titulação no Piauí

 Sistema e-Terras dará celeridade aos processos de titulação no Piauí

A equipe do Centro de Geotecnologia Fundiária e Ambiental do Estado do Piauí (CGEO), sob a direção de Grattyelle Teles, apresentou, nessa quinta-feira (28), o e-Terras: Sistema de Gestão de Controle de Doação de Terras, uma ferramenta desenvolvida pelo CGEO exclusivamente para dar celeridade e monitoramento completo dos processos de titulação, integrando todas as ações, documentações e etapas da regularização dos imóveis, atendendo à necessidade tecnológica de interação das equipes operacionais e administrativas do Instituto de Terras do Piauí (Interpi).

Grattyelle Teles explica que o e-terras é “uma plataforma web que congrega as informações dos assentamentos e suas parcelas e das comunidades tradicionais, que estão em fase de regularização fundiária, por meio de doação pelo Governo do Estado/Interpi”.

A diretora do CGEO disse ainda que o sistema permite simplificar e otimizar, com segurança e transparência, as emissões dos títulos definitivos de terra e, “de forma inovadora, estreitar a comunicação entre o Instituto de Terras e os cartórios para agilizar os pedidos de averbações e registro dos títulos dos imóveis doados aos agricultores familiares”.

O diretor-geral do Interpi, Chico Lucas, festejou o projeto. “A solução foi desenvolvida e coordenada pelo Interpi/CGEO, no âmbito do projeto Piauí: Pilares do Crescimento e Inclusão Social, com o apoio do Banco Mundial”, informou o gestor.

Equipe do CGEO apresenta novo sistema e-Terras para gestores do Interpi

Estiveram presentes ainda, os consultores do CGEO/Banco Mundial Danilo de Sousa Lopes (Geoprocessamento), Marcos Sobral e Lorenzo Cunha (TI), a engenheira Simone Raquel (consultora Interpi/Banco Mundial), Regina Lourdes (diretoria fundiária), Ana Letícia (diretoria de Patrimônio) e Rannyere Tardele (diretor de Operações) e o diretor-geral do Interpi, Chico Lucas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.