Conselho Superior do Ministério Público realiza posse de promotores de Justiça

 Conselho Superior do Ministério Público realiza posse de promotores de Justiça

O Conselho Superior do Ministério Público do Piauí (CSMP) realizou, nessa sexta-feira(19), a 1336ª Sessão Ordinária, que deu posse aos promotores de Justiça Francisco Rodrigues de Assis Santiago Júnior, Jorge Luiz da Costa Pedrosa, Márcio Giorgi Carcará e Romana Leite Vieira, que foram movimentados na carreira ministerial. A solenidade foi presidida pela procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, e aconteceu por meio de videoconferência.

Romana Leite Vieira, promovida por merecimento, passa a ser titular da 8ª Promotoria de Justiça de Picos. Também, promovido por merecimento, Francisco Rodrigues de Assis Santiago Júnior passa a ser titular da 5ª Promotoria de Justiça de Picos. Já Márcio Giorgi Carcará, promovido por antiguidade, passa à Promotoria Regional de Bom Jesus. Removido por antiguidade, Jorge Luiz da Costa Pessoa passa a ser titular da 3ª Promotoria de Justiça de São Raimundo Nonato.

À esquerda, os Promotores de Justiça Santiago Júnior (acima) e Jorge Luiz, e, à direita, Márcio Carcará (acima) e Romana Leite Vieira.

A procuradora-geral de Justiça destacou a trajetória de trabalho dos membros empossados e o envolvimento em promover mudanças sociais. “O Conselho acompanha o trabalho que desenvolvem e sabemos que o fazem com comprometimento. Nós temos a certeza de que cada um irá desempenhar essa missão com dedicação e amor, e que esse amor pela atuação estará presente em cada contribuição dada nas novas comunidades que irão encontrar”, disse a PGJ Carmelina Moura.

A promotora de Justiça Romana Leite Vieira falou em nome dos empossados e pontuou a responsabilidade que é assumir uma nova Promotoria de Justiça. Disse ainda estar grata pela oportunidade e a todos que a acompanham em sua caminhada. Finalizou desejando sucesso na nova trajetória de cada promotor empossado.

Os promotores de Justiça receberam felicitações do Conselho Superior. Os procuradores de justiça, que integram o CSMP, destacaram que os membros designados já possuem uma trajetória exitosa como defensores da sociedade e reiteraram a parabenização nesta nova missão. “Contem com o apoio do Conselho para apoiá-los e que possamos juntos fortalecer a atividade ministerial”, concluiu a PGJ.

Para movimentação na carreira do Ministério Público são utilizados os critérios de antiguidade, merecimento e interesse público, de acordo com o caso. A partir desses parâmetros, o Conselho Superior decide quais dos membros que se candidataram às vagas serão removidos ou promovidos às novas Promotorias de Justiça.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.