UFPI faz inscrições para teste de habilidades para cursos de Música e Artes Visuais até 12 de abril

 UFPI faz inscrições para teste de habilidades para cursos de Música e Artes Visuais até 12 de abril

Está disponível no site da Copese, o edital do Teste de Habilidades Específicas para os cursos de Música e Artes Visuais. As inscrições para o 1ª semestre letivo de 2021 ficarão abertas até às 23h e 59 min do dia 12 de abril.

O teste é necessário para o preenchimento de 30 (trinta) vagas no curso de graduação de Licenciatura em Música e 40 (quarenta) vagas no curso de graduação de Licenciatura em Artes Visuais, oferecidas no Campus de Teresina. A inscrição para o exame é R$ 50 reais e pode ser feita neste link.

O processo seletivo será constituído em duas etapas. A 1ª etapa Teste de Habilidades Específicas (THE), de caráter classificatório e eliminatório, e a 2ª etapa, o resultado obtido pelo candidato nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) – Edição 2020, de caráter classificatório e eliminatório, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

O teste para o curso de Música será realizado inteiramente de forma remota, sendo suas provas práticas realizadas através de gravações em vídeo e enviadas para a Comissão Organizadora e para o curso de Artes Visuais será uma prova prática que consiste na entrega de um Portifólio Artístico a ser entregue do dia 23/03 até o dia 15/04/2021 e entrevista a ser realizada na plataforma Google Meet.

A data limite para pagamento da taxa é 13 de abril. As avaliações ocorrem de 08 a 11/04 para disponibilização do formulário para envio das gravações em vídeo da prova prática do curso de música e envio do Portifólio Artístico do curso de Artes Visuais entre 23/03 a 15/04. O Resultado Final do Processo Seletivo deve ser divulgado até 05 (cinco) dias úteis após o resultado do ENEM 2020.

Na prova prática de música, o candidato deverá gravar dois vídeos e enviar por meio da plataforma YouTube. O primeiro vídeo refere-se a uma peça de livre escolha performada pelo candidato no instrumento indicado no ato da inscrição, com duração mínima de um minuto. O segundo vídeo refere-se a uma peça escolhida pela comissão organizadora, performada pelo candidato com o instrumento indicado no ato da inscrição.

Para a prova de artes visuais compreenderá duas etapas: portifólio e entrevista. O portifólio deve conter breve biografia descrevendo sua(s) modalidade(s) artística(s); os artistas internacionais, nacionais e piauienses que o candidato tem como referência para seu trabalho artístico; e, o porquê da escolha pelo Curso de Artes Visuais; a produção artística do candidato, quatro imagens de obras de sua autoria: desenho, pintura, fotografia, gravura, escultura e ilustração digital, consideradas relevantes enquanto produção em Artes Visuais e obedecendo às características técnicas determinadas no edital.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.