MPPI e TCE se reúnem para apresentação do painel covid-19

 MPPI e TCE se reúnem para apresentação do painel covid-19

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio dos Centros de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e da Saúde e de Apoio Operacional às Promotorias Criminais, articulou, nesta segunda-feira (3), uma reunião de trabalho para apresentação do painel da vacinação contra a covid-19 no estado do Piauí.

Organizada com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF/MPPI), a reunião contou com a participação de membros e servidores do Ministério Público e de integrantes das instituições: Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e do Ministério Público Federal no Piauí (MPF/PI).

Criado pelo TCE-PI, por meio da Comissão Covid, o painel configura-se como uma ferramenta de transparência à população que disponibilizava receitas, gastos e contratos da administração pública, relacionados à pandemia do novo coronavírus. Disponibiliza, também, uma aba, sobre o processo de vacinação, com dados atualizados, diariamente, pelo Ministério da Saúde.

Ao iniciar a reunião, o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (CACOP), Sinobilino Pinheiro, destacou a importância da ferramenta para a qualificação do serviço de imunização no estado. “Ao identificar inconsistências, é possível exigir dos gestores locais melhorias na prestação desse serviço”, disse.

A auditora de controle externo e chefe da Divisão Especializada na Saúde do TCE-PI, Geysa Elane Sá, apresentou aos participantes as ações desenvolvidas pelo Tribunal no processo de acompanhamento da política estadual de vacinação. Já o auditor de Controle Externo do TCE/PI, Felipe Pandolfi Vieira, realizou a exibição do Painel Covid-19 Piauí e das funcionalidades dessa ferramenta.

O procurador-chefe do Ministério Público Federal do Piauí (MPF-PI), Israel Gonçalves Santos Silva; o promotor de Justiça que responde pela Coordenação do Caods, Jorge Luiz da Costa Pessoa, e a promotora de Justiça e coordenadora do Caocrim, Luana Azeredo Alves, também fizeram avaliações acerca da importância do painel para o desenvolvimento do trabalho de fiscalização das instituições e do controle social.

O Painel Covid-19 Piauí pode ser acessado no seguinte endereço: https://www.tce.pi.gov.br/painel-covid/.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.