Bezim Val recebe homenagem da imprensa de Parnaíba

 Bezim Val recebe homenagem da imprensa de Parnaíba

Jornalista de Parnaíba José Luiz de Carvalho, publica artigo em homenagem a Bernardo Carvalho Val, falecido em Buriti dos Lopes, nesse sábado(04).

Homenagem | Grande Bezim Val, a hora do adeus.

Não devo dizer que foi o maior dos buritienses, o que poderia causar descontentamento para as famílias dos ilustres buritienses que também já partiram e que deixaram aqui de forma direta e indireta as suas contribuições para o desenvolvimento da nossa cidade. Porém sou firme em relembrar que Bernardo Carvalho do Val, o Bezim Val, foi durante a sua existência também um dos ícones da política, do comércio, da indústria e principalmente da agropecuária nessa grande região.

Possuidor de uma personalidade muito forte, vigorosa e constante, viveu várias décadas sempre como protagonista dos fatos que envolveram   o dia a dia da comunidade buritiense. Sempre foi um altivo, corajoso e valente, um verdadeiro guerreiro em defesa da sua cidade e da sua gente. Nunca deixou de combater o bom combate, nem mesmo quando o seu oponente era maior, mais rico e mais forte.  Sem perder a elegância, a classe e a forma gentil de receber em sua casa os seus amigos e parentes. Como político, sempre defendeu  o homem buritiense, os seus valores históricos e culturais. No tocante ao desenvolvimento de Buriti, sempre focou as suas atividades empresariais fortalecendo e acreditando na produção local, para alavancar o progresso.

O ser humano Bezim, ao longo dos seus mais de 90 anos, entre os seus pares, se tornou uma espécie de “ lenda viva”, pois era possuidor de uma força física incomum  e de uma vitalidade invejável e uma cabeça aberta para a modernidade.

Ele sempre me dizia que podemos combater e também sermos combatidos, porém jamais vencidos e entregues ao amargor da derrota. Não devemos valorizar o sentimento de ódio e de inimizade.  Temos adversários, porém não devemos ter inimigos políticos. 

O nosso amado Bezim sempre foi para nós amigos e parentes uma referência e um exemplo a ser seguido. Para mim individualmente, além de meu primo legítimo era o meu guru. 

Adeus!   Bezim Val!

José Luiz de Carvalho                                                                                                                              

– Jornalista –

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.