Piauí tem queda na geração de empregos na indústria

 Piauí tem queda na geração de empregos na indústria

 

Segundo da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, presidida por Antônio José Moraes Souza Filho-Zé Filho, as perspectivas para os próximos seis meses de aumento da demanda por produtos apresentou percentual de 58,7% em junho, índice superior ao da região Nordeste, que foi de 49,8%.

A indústria piauiense enfrenta gargalos que comprometem o crescimento e oportunidades para a abertura de novos empreendimentos no Estado, disse Zé Filho.

O setor da indústria piauiense tem resistido aos impactos negativos provocados pela pandemia de Covid-19. Em 2021, o segmento apresentou evoluções no volume de produção, no nível de utilização da capacidade instalada e geração de empregos. Contudo, a pesquisa Sondagem Industrial realizada pela FIEPI aponta que em junho, o número de empregados demonstrou um percentual de estabilidade de 69,6%, índice inferior ao mês de maio, que teve estabilidade de 80,4% no número de empregados.

Os dados da pesquisa Sondagem Industrial revelam uma redução no número de empregados e do volume de produção, mas o setor segue mantendo perspectivas positivas para os próximos seis meses. Andrade Júnior, presidente do Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI), comenta o atual cenário do segmento e revela otimismo.

Segundo estudos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), 95% das indústrias do Piauí empregam até 19 trabalhadores. São indústrias pequenas, mas que fazem um contingente, quando somado a todas as indústrias de nosso Estado fica em torno de 50 mil pessoas que trabalham no setor. Nossa indústria segue trabalhando para ampliar o volume de produção, geração de empregos e qualidade de nossos serviços. Mantemos o otimismo e panoramas positivos de crescimento e evolução”, disse.

Dentre os principais entraves presentes na indústria estão a alta carga tributária, falta de condições a nível estadual de infraestrutura, água e luz, como também burocracias para instalação de mais indústrias”, conclui Andrade Júnior.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.