Wellington Dias apresenta proposta de redução de CO2 no Nordeste aos EUA

 Wellington Dias apresenta proposta de redução de CO2 no Nordeste aos EUA

O governador do Piauí, Wellington Dias, participou nessa sexta-feira (30), de reunião virtual com governadores de diversos estados brasileiros e o enviado especial para o clima dos Estados Unidos, John Kerry. A pauta central foi a contribuição dos governos estaduais brasileiros para reduzir a emissão de CO2 na atmosfera e demais danos que impactam nas mudanças climáticas. Presidente do Consórcio Nordeste, Dias apresentou a proposta dos nove estados da região, que se baseia no combate ao desmatamento, educação ambiental e reflorestamento.

O compromisso dos estados nordestinos consiste em frear o desmatamento ilegal com uso de sistemas de monitoramento e recursos humanos especializados.  Prevê a estruturação de cinco unidades de conservação em cada estado, totalizando 45 áreas protegidas. As famílias inseridas nestes perímetros participarão ativamente das ações.

“No Nordeste a nossa meta no projeto apresentado é coleta de sementes de plantas nativas por famílias que vivem em áreas de preservação, para plantação de 45 milhões de árvores. Assim teremos condições de ampliar a captura de CO2”, explicou Dias.

Reunião EUA Consorcio Nordeste Clima

Segundo cálculo de especialistas, o reflorestamento proposto possibilita a captura anual de 285 mil toneladas de CO2 da atmosfera. A carteira de projetos apresentada pelas cinco regiões do Brasil requer um investimento de US$ 300 milhões. O recurso deve ser viabilizado em articulação com o governo americano e outros órgãos internacionais.

O projeto Ativos Verdes do Brasil prevê a recuperação de florestas em todos os biomas, entre eles Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e a Floresta Amazônica. As propostas foram bem recebidas pelo governo americano, que indicou um representante para dialogar com os secretários estaduais de meio-ambiente e formatar os projetos a serem implementados.

“Vamos agregar estas propostas em outras maiores, passando para os Estados Unidos a ideia de união, articulação com os estados. Temos um fórum de secretários de meio-ambiente e desde o início a equipe de John Kerry está recebendo bem o que apresentamos”, avaliou secretária de Estado do Meio-Ambiente, Sádia Castro.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.