Oposição faz Governo solucionar problemas na saúde

 Oposição faz Governo solucionar problemas na saúde

A deputada estadual Teresa Britto (PV) destacou em sua fala na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nessa terça-feira (17), que a fiscalização que a oposição tem feito ao Governo Estadual tem trazido resultados. Entre os exemplos o pagamento dos anestesistas e a reforma do Hospital Infantil Lucídio Portela.

“A cooperativa dos anestesistas estava em greve. Tive notícia extraoficial de um deputado que pagaram os anestesistas. Passei aqui três dias denunciando e cobrando o pagamento para que a população não tenha prejuízo nas cirurgias. Na semana passada, em um dia, foram suspensas 12 cirurgias no Hospital Getúlio Vargas (HGV). Se não tivesse a denúncia, eles não tinham pagado e a população estaria sofrendo”, afirmou a parlamentar.

Teresa Britto disse que o Hospital Infantil está bonito e bem equipado hoje porque foram inúmeras fiscalizações, vistorias e audiências públicas. “Não foi fruto de boa vontade do governador, foi fruto de luta dessa parlamentar, do Ministério Público e também de empenho de emenda parlamentar do senador Ciro Nogueira (PP), da deputada federal Iracema Portella (PP) e do ex-deputado federal Rodrigo Martins (PSB)”.

Em aparte, o deputado B. Sá (PP) parabenizou as ações da deputada e da oposição.  Segundo ele foi uma luta para que o Hospital Infantil fosse reformado e modernizado e que também está cobrando a construção da adutora do litoral. O parlamentar pontuou que muito dos recursos para essas obras têm vindo do Governo Federal, especialmente e emendas parlamentares.

Parnaíba – Teresa Britto informou que dois médicos de Parnaíba estão afastados por problemas de saúde e a localidade não possui substitutos. O cirurgião pediátrico sofreu um acidente doméstico e está em coma, intubado, e o único neurocirurgião da cidade está com Covid-19. Um desses médicos precisou ser transportado de avião, mas o aeroporto, por não ter sinalização, fecha após as 18h, com o paciente tendo que usar uma pista particular.

“Parnaíba é a segunda maior cidade do Piauí. E tem próxima a ela cidades turísticas, como Luís Correia e Cajueiro da Praia, além de várias outras cidades que recorrem ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), que não tem profissionais para atender os pacientes, bem como também não tem sinalização no aeroporto para aviões decolarem. Vamos requerer ao governador que estruture aquele hospital para a população, com equipamentos e profissionais para atendimento de urgência e emergência”, disse.

Detran – Finalizando sua fala na sessão plenária, Teresa Britto disse que as pessoas não estão conseguindo atendimento no Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI). A principal queixa é que o sistema sempre está fora do ar. Segundo a parlamentar, há denúncias de que o problema tem acontecido porque o governo estadual não tem pagado à empresa responsável pelo funcionamento do sistema.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.