Novos investimentos na ETA-Sul contribuirão para a redução de perdas de água na cidade

 Novos investimentos na ETA-Sul contribuirão para a redução de perdas de água na cidade

 

A reforma vai promover o aumento da segurança operacional da unidade que atende, atualmente, 125 bairros de Teresina

A Estação de Tratamento de Água Sul (ETA-Sul), que é responsável por 85% do abastecimento de água de Teresina, recebe novos investimentos com a realização de uma reforma nas unidades filtrantes ao longo deste mês de setembro. O complexo sul produz 267,8 milhões de litros de água por dia, para atender 125 bairros de Teresina. Com a reforma, a empresa vai ampliar a qualidade da água produzida na cidade, além de contribuir com a redução de perdas existentes. Hoje, o índice de perdas de água na capital é de 42%. Esse valor era 64,1% quando a Águas de Teresina iniciou as operações, em 2017.

Até o momento, as unidades de filtração 02 e 04 foram beneficiadas com a reforma, passando por processos como: substituição do fundo falso por blocos suportes de alta tecnologia, recebimento de novas linhas dimensionadas e construídas em aço inox, entre outras melhorias. “As equipes de trabalho que atuam na reforma utilizam com técnicas inovadoras no processo, sem causar impactos na produção de água da cidade”, detalha Alexandre Costa, gerente Operacional da concessionária.

A Águas de Teresina atua intensamente na redução de perdas de água na cidade. A meta contratual prevê que o índice seja de 25% até 2027. “Nosso foco é promover o aumento da eficiência e segurança do sistema, para garantir a regularidade do abastecimento, principalmente nesse período de maior demanda do B-R-O BRÓ. Com a reforma, além da garantia da qualidade da água produzida, estimamos a redução de perdas existentes em 2%, o que equivale a aproximadamente 500m³/dia de água tratada recuperada e disponível para distribuição”, explica Alexandre Costa.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.