Setor industrial se mobiliza contra altos preços dos serviços de cartórios no Piauí

 Setor industrial se mobiliza contra altos preços dos serviços de cartórios no Piauí

 

Empresários do Centro das Indústrias do Estado do Piauí têm se reunido nos últimos meses para discutir e contribuir para a produção de um ante-projeto que contesta falhas procedimentais e custos altos cobrados por cartórios do Piauí. A falta de clareza de processos, lentidão, taxas cartorárias e atrasos da emissão de documentos estão entre as principais críticas do setor industrial piauiense que dificultam o desenvolvimento de empresas do Estado.

O ante-projeto produzido pelo setor jurídico do CIEPI deve ser apresentado para a Corregedoria Geral do Estado com o objetivo é evoluir para uma normativa mais sólida do setor no Piauí. Marcos Cardoso, advogado e assessor jurídico do Centro das Indústrias, informa as ações a serem realizadas através do documento.

“Um dos maiores gargalos que temos no nosso Estado é a questão dos atrasos na entrega dos documentos. Esse ante-projeto veio de um diagnóstico. Todos nós sabemos da importância da construção civil e do setor imobiliário para o nosso Estado e cidade. É uma reclamação constante tanto em relação às falhas procedimentais, quanto aos custos de cartório. A gente teve a oportunidade de realizar algumas reuniões na Corregedoria visando a melhoria dessas regras e dessa funcionalidade com relação às demandas cartorárias e nós compilamos um ante-projeto colocando à disposição de todos os integrantes dos Centro das Indústrias e tivemos colaborações”, disse.

Os empresários apresentaram propostas de melhorias e soluções para o cenário local, como a instalação de novos cartórios, distribuídos em regiões menores do Estado, sobretudo com profissionais qualificados.

Andrade Júnior, presidente do CIEPI, demonstra a insatisfação com os problemas que os cartórios do Estado apresentam. “Nós tomamos a decisão de levar a diante as mudanças dos cartórios porque impedem o crescimento do setor produtivo, dificultam a vida das pessoas por conta da lentidão, morosidade, não cumprimento das regras e altas taxas cartorárias com uma das mais elevadas do Brasil. Acho que um cartório mais rápido, automatizado e informatizado vai trazer um benefício muito maior para a sociedade e para o setor produtivo na geração de empregos”, relatou.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.