Parceria do “Piauí Conectado” é destaque nacional

 Parceria do “Piauí Conectado” é destaque nacional

A publicação aponta o projeto Piauí Conectado como um exemplo exitoso de parceria entre o poder público e a iniciativa privada.

A Piauí Conectado foi um dos modelos de parceria público-privada estudados e apresentados no Mapa de Contratualização de Serviços Públicos no Brasil. Este estudo inédito tem como objetivo apresentar cases bem-sucedidos que podem servir de inspiração para líderes e gestores públicos de todo o país. A publicação foi desenvolvida pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, Comunitas e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O documento aponta a iniciativa do Governo do Piauí de estabelecer estratégia para tirar o estado do penúltimo lugar no ranking nacional de inclusão digital. A modelagem de parceria público-privada prevê a implantação de uma rede de onze mil km de fibra óptica de qualidade e com menor custo para atender às demandas da Administração Pública, trazendo benefícios para a população piauiense.

Para o diretor-presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, o destaque do Projeto Piauí Conectado em uma publicação nacional mostra que a iniciativa é referência em todo o país. “Após pouco mais dois anos de execução, podemos dizer que já mudamos a realidade do Piauí através da conectividade. Chegaremos a todos os municípios do estado até 2022, levando internet de qualidade a todos os órgãos estaduais, além de promovermos a inclusão digital da população ao instalar pontos de wi-fi gratuito em espaços públicos”, explica.

O mapa apresentou também todos os relatórios produzidos pela Houer Concessões, verificadora independente do projeto, responsável pela fiscalização, aferição do desempenho e da qualidade dos serviços prestados pela concessionária.

Os resultados apontam que a Piauí Conectado vem cumprindo de forma satisfatória os critérios de qualidade. Segundo os relatórios, o atendimento da equipe é considerado excelente/bom para 100% dos usuários do serviço de internet. Isso é resultado dos investimentos que a empresa faz no treinamento de seus colaboradores, para que estes ofereçam todo o suporte necessário aos usuários.

Pareceres da Controladoria Geral do Estado do Piauí (CGE) apontam os benefícios em relação à economicidade. O projeto gerou redução de mais de 60% nos custos do Governo com contratos de links de internet e conectividade.

Economia que vem atrelada à qualidade dos serviços. A Piauí Conectado oferta internet com velocidade mínima de 30 Mbps e já atende mais de 70% dos municípios do estado. A iniciativa do Governo do Piauí de investir em internet banda larga por meio de parceria público-privada já gerou resultados bastante positivos. O Piauí foi o estado do Nordeste que mais avançou em números de acessos à internet banda larga, com crescimento de 23,06% em 2020, em comparação com o ano de 2019.

Para a superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí, Viviane Moura, a PPP Piauí Conectado está levando o nome do estado para cada vez mais lugares, tornando-se referência de gestão inclusiva. “Seja se destacando como exemplo de sucesso a ser usado como modelo para o Nordeste Conectado, ou sendo considerado um dos quatro principais projetos a serem replicados no mundo pelo Bright Green Book 2, ou agora com esse estudo de caso no Mapa da Contratualização de Serviços Públicos no Brasil, a PPP Piauí Conectado segue se consolidando como um projeto inovador e transformador que se destaca pela governança, transparência e sustentabilidade”, destaca a gestora.

Ao todo, serão implantados 2.400 pontos de internet, sendo quatrocentos deles instalados em espaços públicos para uso livre da população e nos demais órgãos estaduais, como escolas, delegacias e hospitais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.