Deputada Teresa divulga os encaminhamentos da audiência sobre preço dos combustíveis no Piauí

 Deputada Teresa divulga os encaminhamentos da audiência sobre preço dos combustíveis no Piauí

Deputados piauienses cobram redução do ICMS dos combustíveis de 31% para 29%

O principal encaminhamento da audiência pública realizada nessa quinta-feira (14), na Assembleia Legislativa do Piauí, foi o pedido de redução, de 31% para 29%, da alíquota Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em relação aos combustíveis, especialmente sobre a gasolina, pelo Governo do Piauí.

Foram proponentes da audiência pública, os deputados Marden Menezes (PSDB) e Henrique Pires (MDB) e a deputada Teresa Britto (PV) que afirma que é perfeitamente possível que o Governo proceda com a redução da alíquota. “A cada R$ 10,00 em combustível, R$ 3,10 é do ICMS. Entendemos que a culpa não é só do Governo Estadual, mas também entendemos que é perfeitamente possível o Governo do Estado dar sua parcela de contribuição e desonerar esse imposto”.

O superintendente da Receita Estadual da Secretaria de Fazenda, Emílio Júnior, ressaltou que o Estado fará uma análise de todos os encaminhamentos da audiência no sentido de avaliar as propostas apresentadas pelos parlamentares e entidades presentes.

Outros encaminhamentos da audiência pública foram a criação de uma Comissão Permanente, formada pros deputados e entidades da sociedade civil, para acompanhar as demandas; e o envio do resumo de todas as propostas apresentadas na audiência pública ao governador Wellington Dias e ao secretário de Fazenda, Rafael Fonteles.

“A Sefaz entende a dificuldade econômica, bem como o alto preço dos combustíveis. Dessa forma, vamos analisar, juntamente com a equipe econômica, a viabilidade de se reduzir algumas das taxas aplicadas no momento”, afirma.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.