Por iniciativa da vereadora Euzuila , governo implanta projeto agrícola no assentamento Angolar

 Por iniciativa da vereadora Euzuila , governo implanta projeto agrícola no assentamento Angolar

Projeto piloto de campo agrícola é implantado no assentamento Angolar

Nesta quinta-feira (18), foi realizada a solenidade de implantação do projeto piloto de um campo agrícola comunitário no assentamento Angolar, zona rural de Teresina. O projeto será desenvolvido pelo Governo do Estado, através do PRO Piauí, por meio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) e Empresa de Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa).

A ideia do projeto foi da vereadora Elzuila Calisto (PT), que buscou e intermediou o firmamento de parcerias com o Governo do Estado para que o campo agrícola virasse uma realidade. “Logo depois que fui eleita vereadora voltei ao assentamento para conversar com os moradores sobre o melhor projeto para a região e eles optaram pelo campo agrícola, que em pouco tempo saiu do papel e já vai começar a beneficiar as famílias. O poço já foi perfurado pela Agespisa e os agricultores devem começar a trabalhar no começo de 2022”, disse a parlamentar.

O projeto está orçado em R$128.625.77 e beneficiará 25 famílias que trabalham com a agricultura, viabilizando ocupação e renda, com educação ambiental e uma agricultura sustentável. Ainda está previsto para o projeto a instalação de energia solar, o financiamento à agricultores e produtores rurais por meio de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e a inserção do assentamento no Cinturão Verde, área de preservação ambiental com a presença da agricultura familiar.

As famílias irão trabalhar de forma escalonada em um hectare de terra, com irrigação de poço para plantio de legumes e hortaliças, gerando renda através da própria produção. “Vamos receber os insumos e trabalhar no campo agrícola como sempre sonhamos, produzindo para consumo próprio e para comercialização. Com esse projeto de inovação tecnológica agrícola poderemos trabalhar melhor e quem sabe dar um futuro melhor para as crianças da região”, disse o presidente da Associação do Assentamento Angolar, Adailton Cândido.

Para a governadora em exercício, Regina Sousa, que participou da solenidade, a iniciativa é muito importante para o desenvolvimento da agricultura familiar. “Eu fui quebradeira de côco e sei da importância da agricultura familiar. Ver um projeto desse sendo implantando prova que estamos dando passos para o caminho certo, mas ainda não estamos no céu. Precisamos trabalhar mais dentro dessa condição da agricultura familiar, pois se o campo não planta, a cidade não come”, pontuou.

Na ocasião, a governadora ainda autorizou as obras de pavimentação poliédrica de ruas dos povoados Boquinha, Nossa Vitória e Jardim Europa, também localizados na zona rural da capital.

Também participaram do evento o coordenador do PRO Piauí, Rafael Fontelles, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, o diretor técnico do Emater, André Rocha, o presidente da Agespisa, Genival Sales, o secretário Estadual de Cultura, Fábio Novo, e outras autoridades.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.