Defensores Públicos realizam palestra sobre Regime de Previdência

 Defensores Públicos realizam palestra sobre Regime de Previdência

 

A Associação Piauiense das Defensoras e Defensores Públicos (APIDEP), através das diretorias de social de eventos e diretoria financeira, realizou na tarde desta segunda-feira (30), uma palestra com o assessor jurídico da Fundação Piauí Previdência, dr. Marcos Steiner Mesquita, sobre o “Regime de Previdência: regras e previdência complementar”. A conversa com o especialista aconteceu de forma híbrida na sala de reunião da sede central da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) e com transmissão ao vivo por Zoom.

Na oportunidade, defensoras e defensores públicos puderam tirar suas dúvidas sobre a previdência complementar, como cálculos de benefícios especiais, como é realizada a migração, como os defensores podem aderir à PrevNordeste.

Entre os destaques, Marcos Steiner abordou a questão das pensões de viuvez dos servidores públicos. “As pensões para viúvos e viúvas dos servidores ou servidoras, houve uma queda na primeira reforma, hoje é maior ainda a queda. Em média, um viúvo ou viúva vai receber 50% da remuneração do servidor, isso se ele já estiver aposentado. Caso o servidor estiver em atividade, fica menos do que isso. Atualmente, na concepção que nós temos dessa vivência, há uma necessidade dos servidores começarem a pensar em contratar um seguro de vida, que é uma das formas de assegurar aos dependentes esse recurso”, explica o assessor jurídico da PiauíPrev.

A diretora financeira da Apidep, Michelliny Figueiredo, e a diretora social de eventos da Apidep, Viviane Setúbal, estiveram presentes no evento. “Esse momento foi bastante proveitoso, pois várias dúvidas foram tiradas tanto de presentes, quanto de defensores que acompanharam a palestra pela plataforma Zoom.

Na ocasião, também foi iniciada a entrega da Agenda 2022 e após o recesso será realizada também a entrega do kit de boas vindas ao Ano Novo. Na oportunidade, Viviane Setúbal relembrou que este ano a Apidep não realizará a tradicional festa de confraternização dos associados em detrimento das medidas sanitárias em decorrência da continuidade da pandemia da Covid-19.

O evento contou com a presença de vários defensores associados tanto presencialmente quanto pela plataforma Zoom.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.