Vereadores aprovam veto do Prefeito a Projetos de saúde bucal da vereadora Elzuila

 Vereadores aprovam veto do Prefeito a Projetos de saúde bucal da vereadora Elzuila

 

Durante sessão ordinária realizada nesta terça-feira (14) na Câmara Municipal de Teresina, dois projetos de saúde bucal de proposição da vereadora Elzuila Calisto foram vetados. Foram cinco votos contra o veto e os demais a favor. Os projetos, que haviam sido aprovados em duas votações anteriormente, foram considerados onerosos pela prefeitura de Teresina.

Um dos projetos instituiria a obrigatoriedade de realização de ações de Saúde Bucal nas escolas da rede municipal de Teresina e o outro propunha a presença de profissionais de odontologia na equipe multiprofissional das Unidades de Terapia Intensiva, de clínicas e hospitais públicos municipais ou privados.

Elzuila Calisto lamentou a decisão. “Antes de apresentar os projetos nós conversamos com a categoria dos dentistas e consideramos importantes para as crianças e pacientes de UTIs. Grande parte dos alunos das escolas municipais não têm acesso fácil à esses profissionais, portanto seria relevante a intervenção do poder público para tornar possível esse acesso e assegurar a saúde das nossas crianças e adolescentes. Já a falta de cuidados com a saúde bucal dos internados pode causar uma série de problemas, inclusive o prolongamento da internação. Uma pena os vetos, mas sentaremos novamente com a categoria para ver uma outra saída”, disse a vereadora.

O projeto de saúde bucal nas escola previa a realização, pela gestão municipal, do planejamento de ações, através de visitas de profissionais da área de odontologia às Instituições de Ensino. As visitas deveriam ser realizadas com frequência semestral, com avaliações, consultas e atendimentos aos alunos. O projeto ainda previa a realização de palestras educativas acerca da importância da Saúde Bucal.

Já o segundo projeto aponta a necessidade de profissionais de odontologia nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), clínicas ou hospitais públicos em que existam pacientes internados. Nas UTIs, o profissional seria um cirurgião-dentista e nas demais unidades seriam profissionais de odontologia com qualificação para atuar na área.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.