UFPI destaca perfil de dez mulheres piauienses

 UFPI destaca perfil de dez mulheres piauienses

Em meio às comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, um livro que marcou época ganha versão digital através da Editora da Universidade Federal do Piauí, a EDUFPI. Trata-se da publicação 10 Mulheres Antes da Hora, lançado em março de 2012, em uma iniciativa do Governo do Estado na gestão de Wilson Martins, através da Coordenadoria de Comunicação Social (CCom). O livro pode ser baixado diretamente do site da EDUFPI, no link aqui.

“A intenção é permite que mais pessoas tenham acesso a essa publicação. Há uma procura importante, mas a edição física se esgotou lá mesmo em 2012”, diz o professor e cientista político Fenelon Rocha, que à época respondia pela CCom e foi o organizador da publicação. A versão digital surgiu de um entendimento entre a Superintendência de Comunicação Social (SCS) da UFPI e a própria CCom, agora dirigida pelo jornalista Allison Bacelar.

O livro traz perfis de mulheres que se destacaram em diversas áreas. “Mulheres que estiveram à frente de seu tempo”, como destaca Fenelon. Ele diz que a versão digital não altera os textos dos perfis, nem o projeto gráfico original. “Pedimos a autorização para fazer essa versão que visa fundamentalmente ampliar a distribuição e o alcance do livro. E tivemos o empenho do Allison, ele também comprometido com essas lutas das mulheres”, acentua o organizador.

“Ficamos felizes com essa parceria porque mais pessoas poderão conhecer a trajetórias de mulheres tão brilhantes”, destaca Fenelon. O livro traz os perfis de mulheres tão diversas quanto fundamentais.

Os perfis são os seguintes:
1- Amélia Beviláqua, escritora (em texto assinado por Laís Romero);
2- Elvira Raulino, jornalista (Fenelon Rocha);
3- Esperança Garcia, escrava rebelada (Toni Rodrigues);
4- Francisca Trindade, líder comunitária e política (Clarissa Poty);
5- Genu Moraes, mulher em movimento (Fenelon Rocha);
6- Graça Cordeiro, ação humanitária (Natacha Maranhão);
7- Jovita Feitora, guerreira (Fenelon Rocha e Katya D’Angelles);
8- Nasi Castro, ação comunitária (Igor Prado);
9- Niéde Guidon, cientista (André Pessoa)
10- Teresinha Queiroz, acadêmica e escritora (texto de Cláudio Barros).

Mais ebooks
Disponibilizar livros digitais é uma das novas diretrizes da EDUFPI. Conforme o diretor da Editora, professor Cleber de Deus, há uma demanda crescente por publicações digitais. Elas têm custo menor e melhor possibilidade de distribuição, facilitando o acesso a novos conteúdos. A intenção da EDUFPI é transformar livros lançados em anos passados em formatos digitais. E os livros que tiverem edição física, terão sempre o formato digital.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.