Governador inaugura reforma do DER

 Governador inaugura reforma do DER

Inaugurado há 60 anos, o prédio é considerado um marco da paisagem arquitetônica de Teresina

A vice-governador Regina Sousa destacou que é um resgate da memória arquitetônica de Teresina. “Precisamos preservar alguns prédios, além disso, é uma reforma que também mexe com a autoestima dos servidores que vão se sentir mais à vontade e confortáveis num ambiente de trabalho moderno e adequado”, afirmou.

O governador Wellington Dias, ao lado da vice-governadora, Regina Sousa e do diretor-presidente do DER, Castro Neto, inaugurou, na manhã desta quarta-feira (30), as obras de reforma e modernização do edifício Chagas Rodrigues, sede do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI), localizado no cruzamento das avenidas Frei Serafim com Miguel Rosa, Centro de Teresina.

“É um prédio histórico e importante para a nossa cidade, além de abrigar um dos maiores órgãos do nosso Estado, responsável pela recuperação de nossas rodovias, que abrange 6.700 KM, fora o que ainda vai ser construído. Estamos felizes com o resultado, tudo adequado a nossa nova realidade moderna e com tecnologias”, explicou o chefe do executivo estadual.

Com a intervenção, o local ficou mais confortável e seguro para os servidores e visitantes do prédio, que é considerado um marco da paisagem arquitetônica de Teresina. Inaugurado há 60 anos, o edifício de três andares foi tombado, em nível estadual, na década de 1990. “O DER é um importante órgão para o estado do Piauí, pois ele fez parte, nos últimos anos, da execução de grandes obras de infraestrutura. É uma honra poder entregar hoje esse prédio reformado para os nossos servidores e público em geral”, disse o diretor-geral do DER, Castro Neto.

Foram feitas pinturas, recuperação estrutural das lajes, na fachada dos cobogós, substituição de esquadrias antigas, além da implantação de novas instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, circuito de monitoramento eletrônico e sistema de combate a incêndio.

Executada em etapas, a obra foi monitorada por uma comissão de técnicos para garantir a manutenção do padrão estético do prédio histórico. Ao longo da reforma, os servidores do órgão permaneceram em expediente para garantir atendimento ao público.

Com recursos próprios, foram investidos na intervenção cerca de R$ 4 milhões. Construído no principal corredor de tráfego da capital, o edifício Chagas Rodrigues foi projetado pelo arquiteto carioca Maurício Sued. A estrutura foi uma das primeiras implantadas na cidade com estilo modernista, apresentando pilotis no térreo livre, escada helicoidal, cobogós e um painel do artista Genes Soares.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.