Teresina participará do projeto da União Marista do Brasil

 Teresina participará do projeto da União Marista do Brasil

Com o objetivo de qualificar a educação pública e fortalecer o sistema de garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens, a União Marista do Brasil desenvolveu o Projeto Entrelaça: laços para proteger, educar e transformar. Foram selecionados três municípios brasileiros: Teresina (PI), Paiçandu (PA) e Viamão (RS). Na Capital piauiense, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) é parceira do projeto.

A iniciativa atua no atendimento ao público infantojuvenil, em situação de vulnerabilidade e exclusão social, contribuindo para a superação das desigualdades, além de formar cidadãos ambientalmente responsáveis e éticos.

“O Projeto Entrelaça funciona em duas escolas da Rede Municipal de Ensino, a E.M. Mariano Alves de Carvalho e a E.M José Gomes Campos, que atendem alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Assistentes sociais realizam visitas semanais na casa das crianças selecionadas e a Secretaria de Educação acompanha. O objetivo maior é fortalecer o desempenho acadêmico dos alunos”, explica a professora Júlia Leal, técnica da Gerência de Ensino Fundamental da Semec.

Ainda de acordo com a professora Júlia, problemas familiares interferem no desempenho acadêmico dos estudantes e a equipe entra como suporte, dando atendimento a esses alunos e às famílias. E a Semec atua ainda junto a outras secretarias municipais, intermediando ações necessárias para os alunos que precisem de atenção especializada, como as que apresentam fragilidade no campo social e psicológico, por exemplo.

Reuniões são realizadas entre a Semec e a União Marista para acompanhar o andamento do projeto e uma plataforma está sendo criada para que as informações possam ser armazenadas e gerenciadas de forma mais efetiva.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.