Consórcio Nordeste discute projeto para a Rota das Emoções

 Consórcio Nordeste discute projeto para a Rota das Emoções

O projeto conta com a parceria da Agência Francesa de Desenvolvimento e abrange os estados do Ceará, Piauí e Maranhão.

A Secretária de Estado da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, participou nos dias 2 e 3 de maio, das reuniões para a Elaboração da Nota de Oportunidade do projeto de Desenvolvimento Sustentável do Território da Rota das Emoções. As reuniões ocorreram na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), e contou com representantes dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão.

De acordo com a secretária Patrícia Vasconcelos, o objetivo do projeto é a inclusão produtiva de agricultores familiares no âmbito do turismo e ambiental. “Estamos finalizando a nota de oportunidade que será apresentada a Agência Francesa. Estamos muito otimistas, iniciamos o projeto há alguns meses juntamente com o Consócio Nordeste e a Câmara Temática da Agricultura Familiar. Esperamos que até o final de junho possamos realizar a segunda missão juntamente com a Agência Francesa para que possamos fechar essa importante proposta”, ressaltou.

O projeto vai contemplar as áreas de estruturação das cadeias produtivas, capacitação dos produtores, preservação ambiental e inserção comercial organizada através de um selo de identidade cultural. O objetivo é aumentar a geração de renda e melhorar a qualidade de vida das pessoas envolvidas, visando a dinamização produtiva da agricultura familiar da pesca, artesanato e do turismo, por meio do uso sustentável dos recursos naturais.

Para o Subsecretário do Consócio Nordeste, Diego Pessoa Gomes, o encontro foi essencial para a finalização da nota de oportunidade. “Estivemos reunidos com representantes dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Foi um momento muito proveitoso, onde colocamos em termos, todas as propostas que os setores da agricultura familiar, turismo e meio ambiente tem para a Rota das Emoções. Saímos desse encontro muito otimistas e com um espirito ainda mais fortalecido de cooperação entre os estados que faram parte do projeto”, afirmou.

Maria Enésia da Silva Neta, representante da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará, também participou das reuniões fala da expectativa para o início do projeto. “Esse é um projeto inovador que vai ajudar a desenvolver as potencialidades de cada estado. No Ceará estamos focando em Jericoacoara, Delta e Lençóis, para gerar desenvolvimento econômico, social e ambiental”, finaliza.

Representando o Piauí, participam da reunião o diretor de Agricultura da SAF, Luciano Brito; o Assessor técnico da Secretaria de Planejamento da SEPLAN-PI, Jairo Júnior; a Assessora de Gabinete da SAF-PI, Cilídia Souza; a Agente de Desenvolvimento do Território das Planície Litorânea da SEPLAN-PI, Ana Cristina Marinho, a assistente da SAF-PI, Regina Célia e a Superintendente de Turismo Estado do Piauí (Setur), Carina Camara.

Também participaram o Subsecretário do Consócio Nordeste, Diego Pessoa Gomes, e representantes da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará (SETUR-CE), da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (DAS), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP -MA) e da Secretária Adjunta de Desenvolvimento Sustentável – MA.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.