Doutor Pessoa participa do primeiro Saúde ItineranTHE na zona Rural de Teresina

 Doutor Pessoa participa do primeiro Saúde ItineranTHE na zona Rural de Teresina

Nesta primeira ação, as comunidades de Santa Luz, Campestre e Mama Mia foram contempladas.

O prefeito Dr. Pessoa esteve, na manhã deste sábado (14), na abertura do primeiro Saúde ItineranTHE, projeto da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que realiza um mutirão de consultas, exames, e pequenas cirurgias em diversas comunidades de Teresina. A abertura aconteceu na Unidade Básica de Saúde Dr. Guiomar Carvalho, no Povoado Santa Luz, zona Rural Leste da cidade.

A ação dos mutirões tem o objetivo de ofertar exames e consultas aos usuários que estão em filas de espera e ampliar a assistência aos moradores da zona Rural, aumentando a resolutividade e atendimento às suas necessidades em tempo oportuno.

Prefeito Dr. Pessoa, presidente da FMS, Gilberto Albuquerque e coordenadores da UBS / fotos: Rômulo Piauilino

Dr. Pessoa afirma que a ação será ampliada para mais localidades e ressalta o compromisso com a população que vive na zona Rural, principalmente quando o assunto é ligado a saúde.

“Essa ação vem para cuidar das pessoas que têm dificuldades de chegar à zona urbana. Aqui temos várias especialidades conduzidas pelos profissionais da área da saúde, possibilitando um suporte a essas comunidades. Vamos ampliar esse mutirão para mais localidades. Esse é um dos nossos compromissos”, disse o gestor municipal.

Nesta primeira edição, foram ofertadas consultas em Cirurgia Geral, Cardiologia, Urologia e Endocrinologia, além de pequenas cirurgias, além de exames como: Mamografia, Ultrassonografia, Eletrocardiograma, Testagem para sífilis e HIV em gestantes e Exames laboratoriais, e vacinas diversas.

“Esse trabalho tem o intuito de aproximar a saúde da população mais ainda. Tivemos uma quantidade de pessoas maior do que o esperado, estamos conseguindo desenvolver o nosso trabalho, que é de atender essa população com esse trabalho especializado mais perto, principalmente essa comunidade rural que tem dificuldade de acesso a zona urbana”, falou Gilberto Albuquerque, presidente da FMS.

O primeiro Saúde ItineranTHE realizou:
Cardiologista: 100 atendimentos
Urologia: 56 atendimentos
Endocrinologista: 33 atendimentos
Cirurgias: 60 procedimentos
Ultrassonografia de abdômen total: 27
Ultrassonografia transvaginal: 18
Ultrassonografia prostática: 4
Eletrocardiograma: 58 exames
PSA: 37 exames
Histopatológicos: 11
Mamografia: 152

O coordenador da UBS, Antônio Carlos, comemora a ação itinerante e destaca a importância de levar serviços de saúde até a população.

“Esse avanço que a atual gestão vem promovendo para a saúde itinerante vem amenizar o que estamos tentando há muito tempo. Com essa ação, a nossa comunidade vem agradecer ao prefeito e envolvidos nesse mutirão da saúde. Espero que, a partir de hoje, esse dia se repita por diversas localidades para que mais pessoas possam ser atendidas”, declarou o coordenador.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.