Bárbara Soares defende regionalização da saúde

 Bárbara Soares defende regionalização da saúde

A médica defende que estruturar os hospitais do interior ajudará a melhorar o atendimento imediato aos pacientes

Recentemente, a população enfrentou um grande surto de casos de dengue e chikungunya, superlotando hospitais e outras unidades de saúde. Na visão da médica e presidente do movimento Jovens Progressistas, Bárbara Soares, o problema, que se mostrou mais evidente ao longo da pandemia de Covid-19, é fruto da falta de regionalização da saúde no Piauí.

Segundo a médica, grande parte dos atendimentos de urgência e emergência de ocorrências no interior do estado são encaminhados diretamente a Teresina, seja pela falta de unidades de saúde especializadas nas demais regiões, ou mesmo por falta de efetivo ou materiais básicos para atendimento nas unidades existentes.

“Hoje, há falta de materiais para exames básicos como raio-x, exame de sangue, ou mesmo equipamentos para urgência em diversos hospitais pelo interior, sobrecarregando Teresina, que além de atender às suas próprias demandas, também recebe pacientes de outros estados”, afirmou.

Com atuação em cidades fora da capital piauiense, Bárbara aponta como é importante um atendimento rápido, com o mínimo de espera possível. “Quando você demora demais para prestar um atendimento, por mais básico que seja, um paciente pode acabar sofrendo graves consequências, seja na demora da recuperação, até outros fatores mais graves”, apontou a médica.

Com o temor de uma nova onda de casos de Covid-19, e buscando uma solução para o déficit no atendimento à população em todo o estado, Bárbara defende uma maior regionalização da saúde, com ampliação dos hospitais regionais e aumento na oferta de serviços de urgência/emergência e ambulatório.

“É necessário garantir uma regionalização de verdade, com estrutura de verdade para as diferentes regiões do nosso Piauí. Só assim podemos fazer com que todo o nosso estado tenha a mesma referência em saúde que Teresina tem hoje”, destacou Bárbara.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.