Senador Elmano viabiliza obras que potencializam o turismo no Piauí

 Senador Elmano viabiliza obras que potencializam o turismo no Piauí

O senador Elmano Férrer (PP/PI) está à frente de um conjunto de obras que favorecem o turismo no Piauí, incluindo a modernização de estradas e aeroportos, a urbanização de orlas de rio e açude e a revitalização de centros de artesanato e lazer. “O Piauí tem um grande potencial turístico, mas carece de infraestrutura para receber bem os visitantes. Mas estamos trabalhando para melhorar nossa capacidade logística e garantir novos equipamentos que tornem o Piauí um lugar mais atraente para os turistas”, comenta o parlamentar, que é pré-candidato a deputado federal.

Na avaliação do senador, a natureza foi muito generosa com o Piauí, contemplando o estado com o maior delta oceânico das Américas, com o monumental Cânion do Poti, com as formações rochosas de Sete Cidades, além do Parque Nacional da Serra da Capivara, que tem o mais importante sítio arqueológico do país, sendo considerado, desde 1991, um patrimônio cultural da humanidade. “Agora temos que fazer a nossa parte e assumir a responsabilidade de criar condições para explorar tudo isso de forma sustentável, mas gerando emprego e renda para os piauienses”, destaca Elmano Férrer.

Neste sentido, o senador viabiliza obras que têm impacto no turismo do estado. Elmano Férrer destinou recursos, por exemplo, para a modernização das vias de acesso para quem entra e sai de Teresina, investindo em obras como a duplicação da BR-316, entre a capital e Demerval Lobão; e a construção do contorno Rodoviário da cidade, que inclui o viaduto do Mercado do Peixe e o rebaixamento da Av. João XXIII, na BR-343. Ele também está à frente da revitalização do Mercado Central São José, que é referência comercial, turística e cultural da nossa capital.

Nova orla em Parnaíba

O município de Parnaíba também se beneficia do trabalho de Elmano Férrer, que conseguiu recursos para tirar do papel uma série de projetos que impactam diretamente no turismo da região. Entre os projetos mediados pelo senador na cidade, estão o prolongamento da Av. São Sebastião até a Lagoa do Portinho; a construção de uma ponte de acesso à Praia da Pedra do Sal; e uma nova orla na Av. Beira Rio, no bairro Santa Isabel. “Estas ações em Parnaíba são fruto de um trabalho conjunto com o ministro Ciro Nogueira. E a gente conta com o apoio do prefeito Mão Santa na execução das obras”, explica o parlamentar.

Urbanização do Açude Grande

Outros projetos com potencial turístico são viabilizados por Elmano Férrer em Campo Maior. Um deles é a urbanização da orla do Açude Grande, que prevê a construção de ciclovia, de pista de caminhada e de uma praça de alimentação. Outro projeto viabilizado na cidade é a modernização e a ampliação do Mercado Central Jaime da Paz. “Com este projeto, vamos dar mais vida a um espaço que tem a essência cultural de Campo Maior, já que o Mercado Central é uma vitrine do artesanato e das comidas típicas da região”, observa o senador, que trabalha em parceria com o prefeito da cidade, Joãozinho Félix.

Revitalização das estradas

As grandes obras de mobilidade urbana formam a face mais visível do trabalho de Elmano Férrer. E seus projetos na área também favorecem o turismo piauiense. Como exemplo podemos citar a revitalização da BR-402, na chamada “Rota das Emoções, que une o Delta do Parnaíba aos Lençóis Maranhenses e ao Parque Nacional de Jericoacoara. “E recentemente, no final de junho, participamos da assinatura da ordem de serviço para a manutenção e a conservação dos 182 km que separam Piripiri de Luís Correia, na BR-343, que é a principal via de ligação com o nosso litoral”, destaca o parlamentar.

Elmano Férrer ainda atuou para revitalizar outros 150 km da BR-343, entre a Estaca Zero e Floriano. Além disso, viabilizou obras em outras rodovias, como a pavimentação de 18 km nas laterais da BR-316, na travessia urbana de Picos; o alargamento da BR-135 (“Rodovia da Soja”), nos cerrados piauienses; e a construção de uma nova ponte sobre o Rio Parnaíba, na BR-235, entre Santa Filomena/PI e Alto Parnaíba/MA. “Em parceria com o Ciro, já asseguramos R$ 19 milhões para erguer outra ponte sobre o rio Parnaíba, também nos cerrados, só que na BR-330, entre Ribeiro Gonçalves/PI e Tasso Fragoso/MA. Com estas obras, vamos abrir um novo horizonte para o agronegócio e o turismo no sul do estado”, avalia o senador.

Novos voos para o Piauí

As ações do parlamentar ainda resultam no projeto de ampliação do Aeroporto Regional de Bom Jesus, que terá condições de receber aviões com até 40 passageiros. A execução da obra está orçada em R$ 28 milhões, sendo que 77% dos recursos são federais. Elmano Férrer diz que o turismo piauiense também está se beneficiando muito do trabalho do ministro Ciro Nogueira, que vem criando as condições para que o estado receba mais voos regulares das grandes companhias aéreas. “A partir do trabalho do Ciro, a VoePass, em parceria com a Gol, passou a operar entre Parnaíba e Teresina. E, ainda este ano, a Azul vai iniciar os voos entre Recife e São Raimundo Nonato, na região da Serra da Capivara ”, comemora o senador.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.