Ministério Público promove encontro entre imprensa piauiense e o jornalista Marcelo Canellas

 Ministério Público promove encontro entre imprensa piauiense e o jornalista Marcelo Canellas

O momento foi promovido com os objetivos de fomentar o debate e conscientizar a imprensa local para o tratamento adequado de notícias envolvendo crianças e adolescentes, em casos de violência sexual. Foi discutido também o papel dos profissionais da mídia e a colaboração que estes podem ter na defesa e prevenção desses crimes. Os veículos de comunicação são importantes órgãos de informação à sociedade, sobre os meios de identificação e encaminhamento dos casos de violência sexual de crianças e adolescentes.

No âmbito do Ministério Público do Estado, o café foi articulado pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude (Caodij), em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf).

O chefe do Ministério Público do Estado, Cleandro Moura, abriu o encontro com a imprensa agradecendo a participação dos jornalistas. “Essa conversa vai colaborar, significativamente, para modificar o nosso olhar sobre como tratamos esses casos, como comunicamos, como os divulgados. Isso é de relevância especial porque nossas crianças e adolescentes devem ser protegidas. Agradeço ao jornalista Marcelo Canellas por compartilhar conosco sua vasta experiência no jornalismo nacional. Bem-vindo ao nosso estado e à nossa instituição”, disse o procurador-geral de Justiça do Piauí.

Logo em seguida, os participantes acompanharam uma breve fala da promotora de Justiça Joselisse Carvalho, coordenadora do Caodij/MPPI. Ela apresentou as ações realizadas pelo Comitê Estadual de Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes no mês de maio, durante a Campanha “Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”.

“Essa atividade era uma das que faziam parte do calendário de maio, porém não foi possível de realizar naquele momento. Mas hoje recebemos com grande entusiasmo o Marcelo Canellas, que integra a ANDI (Agência de Notícias dos Direitos da Infância), importante instituição na área de comunicação e direitos de crianças e adolescentes”, explicou Joselisse Carvalho.

Marcelo Canellas é jornalista, repórter da TV Globo, vencedor do Prêmio Vladmir Herzog 2020 e integrante da ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância.

“Essa iniciativa do Ministério Público e do Comitê é de fundamental importância e bastante necessária. Precisamos mesmo desses espaços de discussão entre atores de estado, as instituições públicas e privadas e os veículos de comunicação, para juntos pensarmos como prevenir e combater essas situações de violação à dignidade de nossas crianças e adolescentes”, falou Canellas.

Além de profissionais da imprensa, o café contou também com a participação de membros e servidores do MPPI, além de representantes dos órgãos e instituições que fazem parte do Comitê Estadual de Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.