Boqueirão do Piauí realiza II Edição do Festival da Farinhada

 Boqueirão do Piauí realiza II Edição do Festival da Farinhada

A governadora Regina Sousa participou, nesse final de semana, da II Edição do Festival da Farinhada, em Boqueirão do Piauí, que tem como objetivo incentivar a produção e divulgar o potencial dos derivados da mandioca no município.

“É um evento cultural que reproduz a produção da farinha. Autorizei a criação de uma casa de farinhada para a região porque reconheço a importância dessa atividade para muitas famílias. Nasci e me criei vendo este processo, o beneficiamento da mandioca. Quero que isso aconteça agora com equipamentos modernos e agregando valor, com embalagem própria do produto”, disse a governadora Regina Sousa.

Regina Sousa visitou o espaço cenográfico montado para a realização do evento.  A governadora afirmou que ao entrar na “casinha de palha”, lembrou sua infância.  “Tudo de farinhada eu fiz, sei fazer tudo, e eu morei, nasci, numa casinha assim de teto e parede de palha. Foi reviver meus primeiros anos de vida”, lembrou.

O investimento para a casa da farinhada é de R$ 498.330,70 e obras será executada pela Secretaria Estadual da Agricultura Familiar (SAF). De acordo com a superintendente da SAF, Liz Meireles, “é um momento para fortalecer a agricultura familiar, inclusive é a missão da SAF. Estamos aqui hoje para valorizar a produção dos agricultores, é uma cidade que tem 50 casas de farinha artesanais. Então a chegada de uma casa de farinha com toda estrutura de beneficiamento, de empacotamento, vai agregar valor”.

A prefeita Genir Ferreira disse que quer ampliar ainda mais as próximas edições do festival. “Estamos resgatando nossas raízes e intensificando a cultura do nosso município, são três dias de muitas festividades e resgate as nossas raízes. Queremos que Boqueirão se torne a capital da farinha e acreditamos muito no potencial do nosso povo”, destacou a prefeita.

Segundo dados do IBGE, atualmente são cultivados 75 hectares de mandioca no município, atingindo uma produção anual estimada em 700 toneladas de raízes. Os principais produtos fabricados são a farinha e a farinha de goma. Em um ano de uma boa produção, é atingido um patamar acima de 100 toneladas de farinha e 50 toneladas de goma.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.