SEPLAN e FIDA finalizam  Projeto Viva o Semiárido

 SEPLAN e FIDA finalizam  Projeto Viva o Semiárido
 O Projeto beneficia cem mil pessoas Piauí
A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) realizou encontro para o processo de finalização do Programa Viva Semiárido (PSVA). Um projeto de desenvolvimento para redução da pobreza e extrema pobreza, que beneficiou cerca de 100 mil pessoas e incentivou diversas ações na região do semiárido do Piauí.
O Projeto Viva o Semiárido (PVSA) é fruto de uma parceria do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), com o Governo do Estado do Piauí, que objetiva contribuir para o desenvolvimento das comunidades rurais da região do semiárido do estado, aumentando as principais atividades produtivas e fortalecendo a organização dos produtores locais.
“Estamos concluindo o projeto. Nós tivemos nove anos de execução de um programa de redução da pobreza rural no semiárido do Piauí, compreendendo 89 municípios e com 20 mil famílias beneficiadas, contando com aproximadamente 100 mil pessoas, com investimentos produtivos, mas também com ações de capacitação e formação de jovens, educação contextualizada e investimento em mais de 60 escolas rurais com sistemas agroecológicos. “, apontou Hardi Vieira, Oficial de Programas do FIDA
O projeto atua em cinco áreas do Piauí: Vale do Sambito (15 municípios), Vale do Rio Guaribas (23), Vale do Rio Canindé (17), Serra da Capivara (18) e Chapada Vale do Rio Itaim (16). Os investimentos do PSVA destinam-se a projetos voltados à apicultura, ovinocaprinocultura, caju, piscicultura, avicultura, currais produtivos, suinocultura, mandioca, irrigação e artesanato.
A conclusão do PSVA se dará entre os dias 1º e 12 de agosto de 2022. Para o encerramento oficial, o projeto sediará uma série de eventos destinados a apresentar as ações, investimentos, resultados e impactos nas áreas em que atua.
Na reunião estiveram presentes representantes das Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), da Fazenda (Sefaz) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.