Ceará intensifica ações de logística reversa do aço

 Ceará intensifica ações de logística reversa do aço

 

É o primeiro termo de compromisso do segmento de embalagens firmado no estado. A assinatura será nesta terça-feira, 09 de agosto

Com o objetivo de estimular o retorno das embalagens de aço pós-consumo para a revalorização, a Prolata, entidade sem fins lucrativos voltada para o desenvolvimento da logística reversa da cadeia do aço,  firma Termo de Compromisso no Ceará. O documento será assinado nesta terça-feira, 9 de agosto, com a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI).

No termo, uma série de medidas e metas são estipuladas para execução da logística reversa do aço no estado, com a participação do Poder Público, fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes.

“Este ano, nossa meta é expandir a Prolata principalmente nas regiões Centro-Oeste e Nordeste. Portanto, estamos bastante empolgados com o novo acordo, que possibilitará resultados cada vez mais significativos para a revalorização do aço no Ceará”, afirma Thais Fagury, presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e diretora da Prolata. Ela destaca que as latas de aço que acondicionam alimentos e tintas são 100% e infinitamente recicláveis.

O Ceará faz parte da Prolata desde 2015. A entidade já tem parceria com as associações de catadores de materiais recicláveis Ascajan, Maravilha e Socrelp, localizadas em Fortaleza.

Até o momento, a Prolata possui seis Termos de Cooperação firmados, na Baixada Santista; Mato Grosso do Sul; Paraná; Ministério do Meio Ambiente; Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e Maranhão.

Sobre a Prolata
A Prolata é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2012, pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil. Iniciativa da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e coordenação e patrocínio em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas públicas de âmbitos federal, estadual e municipal, a Prolata obtém recursos de seus associados e parceiros investidores, os quais são integralmente aplicados na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.