O Dia do Trabalhador da Construção Civil reforça a importância destes profissionais para o desenvolvimento estrutural do país
Em outubro, é comemorado o Dia do Trabalhador da Construção Civil. A data(26) visa homenagear os profissionais que atuam nesse segmento que é um dos pilares da economia brasileira. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), desde o início da pandemia de Covid-19, de 2020 e fevereiro de 2024, o setor da construção registrou 712 mil novos empregos formais. Os dados representam cerca de 11,46% do total de 6,218 milhões de novos empregos criados no país durante o período. Assim, ainda no segundo mês de 2024 já eram 2.829.843 trabalhadores no setor, número mais alto de profissionais formalizados desde janeiro de 2015.
Francisco Silva Filho tem 40 anos e trabalha há 15 anos no setor. Inicialmente trabalhando como lavrador, ele migrou para a área da construção civil após se mudar para a zona urbana em busca de melhores oportunidades. O operário afirma que é muito grato por seu ofício. “É uma profissão que Deus colocou na minha vida e que garante o sustento da minha família. Então, só tenho a agradecer”, disse. Ele acrescenta, emocionado, que uma de suas maiores conquistas era se tornar pedreiro. “Primeiramente eu iniciei como ajudante e almejava me tornar um pedreiro. Eu me identifiquei com essa área e me esforcei muito para estar onde estou hoje”, completou.
A chegada de grandes empresas e os lançamentos imobiliários impulsionam a criação de novos postos de trabalho no estado. Em 10 anos de operação da MRV no estado do Piauí já foram mais de 10 mil empregos diretos indiretos. Francisco Filho trabalha na empresa do grupo MRV&CO há quatro ano e já participou da construção de quatro residenciais habitacionais. Para ele é uma grande honra contribuir para a realização do sonho de diversos brasileiros, que é a conquista da casa própria. “Fazer parte desta realização é uma honra e motivo de alegria. A pessoa não vai saber quem construiu, mas quem construiu vai saber: essa casa, esse cômodo aqui, eu que construí com meu sangue, esforço e suor”, disse entusiasmado.
Para Dalmo Teixeira Neto, gestor de obras da MRV no Piauí, a chegada da companhia à cidade em 2014 vem transformando o mercado imobiliário, gerando emprego e o mercado de trabalho e a economia de toda a região. “Nossos colaboradores são os principais impulsionadores da expansão aqui em Teresina, e isso só tem se concretizado porque temos uma equipe muito forte, engajada, determinada e que busca a todo momento fazer o melhor”, reforçou.
O mercado da construção civil também abre portas para o primeiro emprego, como é o caso do Dário da Costa. Com apenas 18 anos, ele trabalha em um dos canteiros de obras da MRV localizado na zona leste de Teresina. “Em três meses eu já aprendi bastante coisas e isso têm me impulsionado a continuar buscando crescimento, por meio dos conhecimentos que tenho adquirido nessa rotina”, disse o ajudante de obra.
Parceria em ESG valoriza profissionais
O cuidado com os profissionais também faz parte das práticas ESG adotadas pela companhia. Nesse sentido, a MRV, por meio do programa “Ser Sangue Verde”, desenvolve cerca de 28 iniciativas com a missão de acolher e dar o suporte essencial aos colaboradores, com benefícios para alavancar suas carreiras, além de dar o apoio necessário em momentos importantes de suas vidas, como na paternidade.
“São diversas ações integradas que buscam a humanização de processos e acolhimento dos profissionais. Iniciativas como flexibilidade pós licença-paternidade, auxílio natalidade, Saúde em Dia, Sua Mente, Acolher, dentre outras ações, fazem uma grande diferença na rotina dos nossos operários e o bem-estar deles é a nossa prioridade”, finaliza Dalmo Teixeira Neto.