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Festival de Inverno movimentou mais de R$ 20 milhões em Pedro II

 Festival de Inverno movimentou mais de R$ 20 milhões em Pedro II
Levantamento conduzido por alunos de Turismo do IFPI – Campus Pedro II mostra números positivosA Secretaria de Estado do Turismo (SETUR) tornou público o Relatório Geral das Pesquisas de Satisfação do Turismo e Econômica/Financeira realizadas durante o Festival de Inverno de Pedro II, que ocorreu entre os dias 8 e 11 de junho. Além de se obter o conhecimento de diversas métricas sobre o município e o perfil dos visitantes, concluiu-se que o evento movimentou mais de R$ 20 milhões.O relatório foi produzido com o objetivo de estudar as potencialidades do festival e avaliar a percepção e o impacto do turismo durante o evento.Alunos do curso de Turismo do Instituto Federal do Piauí (IFPI – Campus Pedro II) conduziram duas pesquisas de opinião com o público presente durante o festival, onde abordaram aspectos relacionados a qualidade dos serviços oferecidos, infraestrutura, programação cultural, acessibilidade, hospitalidade, segurança e divulgação.Para a realização da Pesquisa de Satisfação do Turismo, foram feitas 269 entrevistas distribuídas de forma aleatória, durante o Festival de Inverno, pela equipe de alunos do IFPI, em parceria com UFDPAR e Prefeitura de Pedro II.RESULTADOS DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO TURISMO1. Local de ResidênciaA procedência dos turistas do próprio Estado representou 79,2%, tendo Teresina como o principal emissor, 14,5% foram de turistas da própria Região Nordeste e 5,6% de outras regiões do país.2. GêneroQuanto ao gênero, 52,4% são do sexo feminino, 45,7% representam o sexo masculino e 1,9% se apresentaram como outros.3. Faixa EtáriaA maior parcela (54,6%) dos visitantes está na faixa etária de 26 a 40 anos, seguidos do estrato etário de até 25 anos de idade com 26,4% e de 41 a 65 anos com 17,8%.4. EscolaridadeQuanto a escolaridade, aproximadamente 80,0% possuem curso superior completo ou cursando o que denota a importância do evento para um público mais seleto; 19,0 possuem ensino médio.5. OcupaçãoNo que tange à ocupação 30,9% são servidores públicos, 21,2% são empregados, 16,7% estudantes, 11,9% empreendedores, 7,4% Profissionais Liberais, 7,1% autônomos, 3,0% desempregado, 1,1% aposentado e demais 0,7% outras ocupações.6. Renda FamiliarCom relação a renda domiciliar dos entrevistados, 31,2% se enquadram na faixa de renda entre 2 a 5 salários mínimos (renda entre R$ 2.640,00 a R$ 6.600,00); 26,4% entre 5 a 10 SM (renda entre R$ 6.600,01 a R$ 13.200,00); 17,1% entre 1 a 2 SM (renda entre R$ 1.320,00 a R$ 2.640,00), 7,4% com renda superior a 10 SM (acima de R$ 13.200,00) e outros 17,1% Não Sabe/Não Responderam.7. Primeira visita em Pedro IIPara 61,3% dos entrevistados afirmaram que já conheciam Pedro II o que se posiciona como importante fator de retorno; 38,7% dos entrevistados não conheciam Pedro II. Ainda relacionado conhecer o destino, 74% estão entre 2 a 4 vezes; 10% afirmaram entre 7 a 10 vezes; 9,35% mais de 10 vezes; e apenas 6,7 entre 4 a 6 vezes.8. Como obteve informações sobre o Festival de Inverno.No quesito sobre informações do Festival, 34,9% informaram através de redes sociais; 34,2% já conheciam o evento; 16,4% através de jornais e revistas;9. A palavra que sintetiza ao evento.Por fim, para 80,3% dos entrevistados, maioria absoluta considerou o Festival como excelente; outras citações vêm em sequência: maravilhoso, muito bom, cultural, legal, inovador, incrível entre outros.A pesquisa também levantou dados sobre os principais atrativos turísticos do município de Pedro II. De acordo com o resultado dos 269 entrevistados sobre a satisfação deles em relação aos atrativos turísticos do destino Pedro II, foi possível concluir que: os pesquisados são de dentro do próprio estado, o gênero caracteriza-se em quantidades semelhantes, com predominância de faixa etária de 25 à 40 anos, nível superior, com ocupação: servidor público e empregado privado, somam-se a maioria, a renda familiar destes pesquisados varia entre 2 à 10 salários mínimos, eles(as) informam que já conheciam o destino Pedro II em até 4 oportunidades.Analisando os atrativos turísticos visitados, as opiniões sobre eles são: a maioria absoluta esteve no Mirante do Morro do Gritador, porém nos demais atrativos somente 1/5 dos turistas estiveram nos outros do município, caracterizando uma fragilidade.O atrativo Morro do Gritador tem um alto potencial da atividade turística, o uso atual de visitação é grande, os serviços de apoio local e comunitário é razoável, o estado de conservação da paisagem é entre bom e ótimo, a infraestrutura está classificada em boas condições, mas necessita-se de melhorias, assim como o acesso ao atrativo precisa de melhorias.Nos demais atrativos do município, está caracterizado uma opinião comum, potencial da atividade: alto grau de uso: grande; representatividade rara; apoio local e comunitário: grande; conservação da paisagem e do entorno: ótimo; pontos a serem observados: acessos e infraestrutura, necessitando de melhorias.Para a realização da Pesquisa de Impacto Econômico, foram feitas 320 entrevistas distribuídas de forma aleatória, assim como a primeira pesquisa.RESULTADOS DA PESQUISA DE IMPACTO ECONÔMICO1. Local de ResidênciaA procedência dos turistas do próprio Estado representou 80%, tendo Teresina como o principal emissor. 14,7% foram de turistas da própria Região Nordeste e 5% de outras regiões do país.2. GêneroQuanto ao gênero, 51,6% são do sexo feminino, 46,6% representam o sexo masculino e 1,9% se apresentaram como outros.3. Faixa EtáriaA maior parcela (49,1%) dos visitantes está na faixa etária de 26 a 40 anos, seguidos do estrato etário de 41 a 65 anos com 25,9% e até 25 anos de idade com 22,2%.4. EscolaridadeQuanto a escolaridade, mais de ¾ possuem curso superior completo ou cursando o que denota a importância do evento para um público mais seleto; 19,4% possuem ensino médio.5. OcupaçãoNo que tange à ocupação 28,1% são servidores públicos, 13,8% empreendedores; 13,1% estudantes; para 12,8% são empregados, 10,6% autônomos, 10,3% outros tipos de ocupações, 6,9% Profissionais Liberais.6. Renda FamiliarCom relação a renda domiciliar dos entrevistados, 32,2% se enquadram na faixa de renda entre 2 a 5 salários mínimos (renda entre R$ 2.640,00 a R$ 6.600,00); 24,7% entre 5 a 10 SM (renda entre R$ 6.600,01 a R$ 13.200,00); 22,8% entre 1 a 2 SM (renda entre R$ 1.320,00 a R$ 2.640,00).7. Local de HospedagemQuanto ao local da hospedagem, a maior parte (47,2%) dos entrevistados hospedaram-se em casa de parentes/amigos, uma parcela ainda significativa (30,6%) hospedou em Hotel / Pousada / Flat, e apenas 8,1 alugaram casas.8. Dias de permanência no municípioO tempo de permanência na cidade, mostra que a maioria (54,4%) ficaram 4 ou mais dias na cidade, outros 22,5% optaram por 3 dias, isso tem grande impacto dentro da circulação financeira no município.9. Motivo da viagemPara 94,1% dos entrevistados o Festival de Inverno de Pedro II foi o principal motivo de viagem. Dos 5,9% restantes, metade responderam que estão no município por trabalho.10. Estimativa de gastoCom relação as estimativas de gastos durante a permanência no município, 39,7% dos entrevistados declararam gastos de até R$ 500,00; 34,4% gastos até R$ 1.000,00; 15% afirmaram ter gastos de até R$ 2.000,00;De acordo com o resultado dos 320 entrevistados sobre a Pesquisa de Impactos Econômicos gerados para Pedro II, foi possível concluir que: os entrevistados são de dentro do próprio estado, o gênero caracteriza-se em quantidades semelhantes, com predominância de faixa etária de 25 à 40 anos, nível superior, com ocupação: servidor público e empregado privado.Somam-se a maioria, a renda familiar destes pesquisados varia entre 2 à 10 salários-mínimos, que já conheciam o destino Pedro II em até 4 oportunidades, e importante ressaltar que os mesmos receberam informações sobre o Festival de Inverno através de familiares e amigos, classificando o evento como excelente.A grande maioria estava em casa de amigos/parentes, pretendiam ficar os 4 dias de evento, estavam dispostos a gastar até R$ 1.000,00 reais durante o festival, e se deslocaram em transporte próprio.Através das informações obtidas pela Pesquisa e do Relatório de Policiamento emitido em 13 de junho de 2023, foi possível estimar o valor financeiro circulante com base no tempo médio de permanência de 3,2 dias (T), no gasto per capita durante o festival de R$ 421,25 (GP) e na estimativa de público diário de 15.000 pessoas (PD).Chegou-se a uma estimativa de aproximadamente R$ 20.220.000,00 (vinte milhões e duzentos e vinte mil reais) circulando durante o Festival de Inverno de Pedro II.A prefeita de Pedro II, Betinha Brandão, comemora os resultados da pesquisa desenvolvida pela SETUR, em parceria com o IFPI Campus Pedro II. “São resultados que nos dão orgulho e mostram a grandeza do Festival de Inverno. Toda a cidade ganha com eventos como esse que, além de valorizar a arte, o turismo e a cultura, também geram emprego, renda e oportunidades para dezenas de famílias”, ressalta.
Fonte prefeitura Pedro II

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