Piauí aumenta participação na indústria da região Nordeste, mas ainda ocupa a menor
posição regional.
O IBGE divulgou indicadores da produção industrial do país divulgados na
Pesquisa Industrial Anual (PIA), referente ao ano de 2022.
Dentre esses indicadores temos o do Valor da Transformação Industrial (VTI), resultado aritmético da diferença entre o valor bruto da produção industrial e o do custo das operações industriais. Sob essa ótica do crescimento do VTI, o estado do Piauí apresentou um crescimento de 0,4 ponto percentual entre os anos de 2013 e 2022, passando de 1,6% de participação no VTI total da região Nordeste em 2013, para 2,0% do VTI em2022. Apesar desse crescimento na participação regional, o Piauí registrava a menor participação dentre os estados do Nordeste.
No período de 2013 a 2022, cinco estados apresentaram ganho de participação relativa em
termos de Valor da Transformação Industrial (VTI): o Ceará (+0,1 p.p.), Piauí (+0,4 p.p.), Rio Grande do Norte (+1,1 p.p.), Maranhão (+1,6 p.p.), e Pernambuco, que cresceu 6,5 pontos percentuais, o maior crescimento do VTI na região Nordeste.
Quatro estados apresentaram queda na participação do VTI naquele período: Alagoas (-0,7 p.p.), Paraíba (-1,7 p.p.), Sergipe (-1,7 p.p.), e a Bahia, que registrou a maior queda de participação no VTI da região Nordeste, com menos 5,7 pontos percentuais. Apesar da queda expressiva na participação regional da indústria, a Bahia permaneceu com 36,1% do Valor de Transformação Industrial (VTI) da região Nordeste, o maior indicador, seguido de Pernambuco, com 23,5% de participação.