Vice-reitora e reitor se separam na eleição da UFPI nessa quarta-feira(12)

 Vice-reitora e reitor se separam na eleição da UFPI nessa quarta-feira(12)

Nessa quarta-feira (12), de 8h as 20h, horário de Brasília, será feita a consulta à comunidade universitária para subsidiar o Conselho Universitário quanto à escolha de Reitor (a) e Vice-Reitor (a) da Universidade Federal do Piauí para o período 2020 – 2024.

A atual vice-reitora, Nadir Nogueira concorre ao cargo de reitora sem o apoio do atual reitor, Arimatéia Dantas. Os Candidatos que concorrem aos cargos de reitor e vice-reitor da UFPI são:

Pela chapa RENOVA UFPI Sandra Lima Vasconcelos Ramos – Reitora e Bruno Leandro Maranhão Diniz – Vice-Reitor; pela chapa FORTALECER, CONECTAR E INOVAR André Macedo Santana – Reitor e Carlos Sait Pereira de Andrade – Vice-Reitor

Pela chapa EXPERIÊNCIA, EDUCAÇÃO E COMPROMISSO Gildásio Guedes Fernandes – Reitor e Viriato Campelo – Vice-Reitor;

Pela chapa UFPI INCLUSIVA, INOVADORA E SUSTENTÁVEL Nadir do Nascimento Nogueira (atual vice-reitora) – Reitora e Marcos Antônio Tavares Lira – Vice-Reitor.

E pela chapa UFPI Meritocracia, com apoio do atual reitor, Marcus Sabry Azar Batista – Reitor e Antônio Airton Carneiro de Freitas – Vice-Reitor.

O processo de consulta à comunidade universitária é coordenado e executado pela Comissão Eleitoral com o apoio de uma Comissão Técnica, constituída por servidores especializados da área de informática da UFPI.

A consulta será por meio de votação eletrônica, online, utilizando o Sistema Integrado de Gestão de Eleições – SIGEleição, ou pelo endereço eletrônico: www.eleicao.ufpi.br. A autenticação do eleitor no SIGEleição será realizada com login e senha, únicos e intransferíveis, os mesmos utilizados para acessar os Sistemas Integrados da UFPI. O voto será secreto e o sigilo será garantido pelo SIGEleição, que não vai identificar em qual chapa o(a) eleitor(a) votou.

O mandato da atual gestão do Reitor, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, termina no dia dezoito de novembro de 2020 e a lista tríplice deve ser enviada ao Ministério da Educação até o dia dezoito de setembro, para apreciação e escolha do Presidente da República. Por conta da pandemia, houve a necessidade de suspender as atividades presenciais, mantendo apenas as essenciais, o que inviabilizou a realização do processo eleitoral antes.

Para a escolha do novo Reitor ou Reitora, o processo seguiu o rito de aprovação pelo Conselho Universitário, da realização da consulta à comunidade acadêmica, definição da comissão eleitoral e demais regras do processo. Após essa fase, foram feitas as inscrições dos candidatos que disputam as vagas na lista tríplice que será enviada ao MEC.

Os candidatos a reitor da UFPI já procuram contato com os parlamentares federais piauienses que compõem a base aliada do governo federal, principalmente com os senadores Ciro Nogueira-PP e Elmano Ferrer-Podemos, em busca de apoio para possível indicação junto ao ministro da educação, Milton Ribeiro.

Fonte UFPI

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.