João de Deus propõe comitê e Sindicatos ameaçam greve da Educação

 João de Deus propõe comitê e Sindicatos ameaçam greve da Educação

Por iniciativa do Deputado João de Deus/PT-PI, a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí realizou nesta quinta-feira(13) audiência pública virtual na Comissão de Educação, Cultura e Saúde da Assembleia Legislativa, para discutir a retomada com segurança das atividades escolares em todo o Piauí.

Iniciando a audiência, o deputado João de Deus disse que o debate é necessário para esclarecer as posições das secretarias estadual e municipais de Educação quanto a essa retomada e para que a Assembleia Legislativa contribua nesse processo.

O secretário Estadual de Educação do Piauí, Ellen Gera, participou da discussão e esclareceu que os protocolos que estão sendo discutidos, mas que as aulas presenciais na rede estadual de ensino não têm previsão de retorno.

A secretária Municipal de Educação de Teresina, Kátya Dantas, também defendeu que o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino seja feito somente depois que forem oferecidas  garantias de segurança para nossos alunos, professores, funcionários e suas famílias.

O médico infectologista Carlos Nery também participou da audiência e defendeu o não retorno das aulas presenciais no estado e explicou o histórico da doença, causas, sintomas e complicações.

Os presidentes dos sindicatos dos Trabalhadores em Educação do Piauí (Sinte-PI), Paulina Almeida, e dos Servidores Municipais de Teresina (Sindserm), Sinésio Soares afirmaram, durante a audiência pública, que haverá uma greve geral dos profissionais de educação se ocorrer o retorno das aulas presenciais antes da existência de uma vacina contra a Covid-19

Deusanira Dantas, representante da Associação Piauiense de Municípios (APPM) na audiência, garantiu que a instituição irá orientar as prefeituras municipais a seguirem todas as recomendações do Governo do Estado e dos órgãos de saúde para que o retorno das aulas só aconteça com segurança.

Ao final da audiência, João de Deus defende a criação de Comitê com representantes da educação no Estado para gerenciar o assunto de forma conjunta, planejada e orientada por especialistas.

O deputado Nerinho-PTB/PI, que presidiu a audiência, parabenizou a todos e disse nunca ter participado de uma audiência tão unânime.

Fonte: ALEPI

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.