Marcelo Castro é elogiado na solenidade do TSE para homologação do acordo para ampliar participação da mulher na política

 Marcelo Castro é elogiado na solenidade do TSE para homologação do acordo para ampliar participação da mulher na política

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já homologou o acordo pioneiro firmado entre o MDB e o Ministério Público Eleitoral (MPE), estabelecendo que, no mínimo, 30% dos cargos diretivos do Diretório Nacional e dos diretórios estaduais sejam compostos por mulheres.

O senador piauiense Marcelo Castro, tesoureiro nacional do partido foi lembrado no discurso do presidente Baleia Rossi. “Queria destacar que tivemos 100% de apoio do nosso tesoureiro, senador Marcelo Castro, e foi aprovado por unanimidade pela executiva, o compromisso de destinar 37% dos nossos recursos para valorizar a candidatura das mulheres do nosso MDB”.

O documento também assegura que verbas remanescentes do Fundo Partidário serão investidas em candidaturas femininas nas eleições municipais deste ano.

Os recursos serão adicionais aos 30% previstos no Fundo Eleitoral, elevando o total para aproximadamente 37% do Fundo Especial de Financiamento de Campanha.

O acordo prevê medidas de médio e longo prazo que devem ser implementadas pela Executiva nacional e a Secretária da Mulher do MDB, com regras de transição, para que o Partido efetive o percentual de 30% de mulheres nos cargos diretivos do Diretório Nacional e Diretórios Estaduais.

Essa é uma recomendação também adotada pelo Supremo Tribunal Federal e pelo TSE. Estabelece ainda, prazos para que os órgãos de juventude do MDB sejam integrados, no mínimo, por 50% de mulheres.

Fonte: TSE e  MDB-Mulher

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.