E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo” (Mt 4:23). Esse trecho no Novo Testamento na Bíblia comprova as inúmeras curas realizadas por Jesus no Seu ministério. Mas também antes, no Velho Testamento, como depois da Sua morte e ressurreição até os dias de hoje, são muitos os testemunhos semelhantes.

Dentro dos nove dons descritos pelo apóstolo Paulo na carta aos Coríntios, a cura está descrita no plural. Isso porque, segundo o pastor da Assembleia de Deus de Vila Independência, em Cariacica, Eduardo do Carmo Menegone, existe variedade dessas manifestações.

“Todo crente deve orar pedindo saúde para os enfermos. Como resposta às orações, eles podem ser curados. Entretanto, quando se fala em dons de curar, fala-se de uma operação sobrenatural que serve como sinal.

Devemos entender e respeitar a soberania divina. Os milagres não devem servir de marketing denominacional. Nossa fé não deve estar fundamentada em milagres, mas em Cristo e na doutrina apostólica.

As curas devem glorificar a Deus e servir de sinal”, explica. Os dons de curar são acompanhados da fé, porque sem ela tanto o profeta quanto o enfermo não conseguem alcançar a manifestação do Espírito Santo, como explica o líder do Ministério Gileade, apóstolo Paulo Macedo.

Companheiro da fé
“É necessário ter fé plena para que a cura aconteça. Hebreus 11:6 diz claramente: ‘Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que O buscam’. Cura divina é um presente de Deus para a humanidade. Presente é galardão, e para sermos presenteados ou galardoados, é necessário antes crer”, destaca.

O Dom de Cura foi um dos dons plenamente vivenciados por Jesus durante o seu ministério terreno. Esse dom, que foi tão abundantemente em Jesus, na sua vida, na sua missão e na revelação de sua identidade divina, Ele deve ser manifesto em nossa vida e missão, confirmando com sinais testemunho.

Para que o Dom de Cura se manifeste, basta que haja um enfermo e um irmão  com Fé que ore para que ele seja curado. Todos possuem o Dom de Cura, o problema é que nem todos o fortalecem, pelo pedido constante ao Espírito Santo e pelo exercício de orar pelos enfermos. O fato é que quanto mais nós pomos ao serviço mais os carismas se manifestam.

O Dom de Cura se manifesta de três formas

Tomando-se por base as três dimensões do homem – corpo, alma e espírito (I Ts 5,23) -, compreendemos que este mesmo homem pode ser atingido por enfermidades em cada uma delas. Existem os males físicos, os males da alma (interiores) e os males espirituais.

Se somos atingidos em nosso corpo por qualquer enfermidade, necessitamos de uma cura física. Se somos atingidos em qualquer área da nossa alma, necessitamos de uma prece para cura interior. Se somos atingidos em nosso espírito, contaminando-nos com falsas doutrinas e afastando-se da sã doutrina da salvação, precisamos de uma oração para cura espiritual ou oração de libertação.

Oração para cura física

Orar por cura física, supõe clamar o poder do amor misericordioso de Deus sobre todos os tipos de enfermidades, desde uma simples dor de cabeça até a cura do câncer e da AIDS. Devemos orar em nome de Jesus, tomando por base a passagem de Is 53, 1-6. Deus cura pelos méritos de Jesus Cristo e não porque sabemos orar, ou porque temos experiências ou ainda porque somos santos.

Existem algumas medidas bem simples que fazem parte da oração para cura física: conhecer a causa da enfermidade; o diagnóstico médico; a imposição das mãos; abrir-se aos Carismas; Oração de autoridade – orar em nome de Jesus.

Oração para cura interior

Na cura interior, atinge-se o coração dolorido do ser humano, tão marcado pelo pecado, pela dor, pelo medo, pelas feridas da vida. A medicina comprova que um grande número de doenças físicas têm componentes emocionais. Orar pela cura interior, é tirar do caminho esses componentes emocionais, que são prejudiciais, a fim de que o homem seja livre pela ação do Espírito Santo para melhor servir a Deus.

Os psicólogos comparam a mente humana com um “iceberg”. A parte externa do iceberg que aparece sobre a água é 10% e 90% está imersa na água. Comparando com a nossa mente, a parte externa é a nossa mente consciente e a parte submersa é a nossa mente inconsciente.

É em nossa mente inconsciente que estão guardadas as lembranças humanas mais profundas. Aí são armazenados nossos traumas, medos, lembranças, sentimentos reprimidos, etc. Jesus veio para curar os corações doloridos e as lembranças de maneira particular.

Oração para a cura espiritual

Chamada também de “oração de libertação”. É um processo de orações em nome de Jesus Cristo, que liberta as pessoas cativas em seu espírito, quando são oprimidas por espíritos malignos. Para orarmos por libertação, basta que conheçamos o problema da pessoa atribulada e saibamos como e por que ela se encontra naquele estado. Ordenar que toda força maligna retire-se da vida desta pessoa em obediência ao nome de Jesus Cristo, para que ela fique livre para o seu serviço e o seu louvor.

fonte : comunhão.com