Resistir as tentações

 Resistir as tentações

A tentação é  sermos tentados a fazer as obras da carne. Mas, na realidade, toda tentação é uma oportunidade para  obter  vitória sobre o pecado! A palavra de Deus como nossa arma,resistiremos à tentação!

Esteja no controle. A Bíblia diz: “Não se deixe vencer pelo mal.” (Romanos 12:21) Isso quer dizer que você não precisa ser uma vítima das tentações. Você pode escolher fazer a coisa certa.

Identifique suas fraquezas. As pessoas costumam dizer que “a corda sempre arrebenta no lado mais fraco”. De forma parecida, os pontos fracos que você tem podem comprometer sua determinação de fazer o que é certo. A que pontos você precisa prestar mais atenção? — Princípio bíblico: Tiago 1;14.

Procure prever situações tentadoras. Pense em situações em que é bem provável que surja uma tentação. Daí, planeje o que fazer para resistir. — Princípio bíblico: Provérbios 22:3

Reforce suas convicções. A Bíblia conta que, quando José foi tentado a cometer imoralidade sexual, ele disse: “Como poderia eu cometer esta grande maldade e realmente pecar contra Deus?” (Gênesis 39:9) A expressão “como poderia eu” indica que José tinha fortes convicções pessoais sobre o que era certo e o que era errado.

1. Usar a palavra de Deus

Quando Jesus foi tentado no deserto, ele usou as Escrituras para silenciar o diabo ( Mateus 4:3-4). A Bíblia lhe ajuda a identificar e vencer as tentações, ensinando o que é certo e o que é errado. Quanto mais você estuda e pensa na Bíblia, mais fácil será reconhecer situações de tentação e tomar a atitude certa. A verdade da Bíblia liberta ( João 8:32).

Além disso, quando você pensa na Bíblia, você enche sua mente de coisas boas. Isso ajuda a mudar seu coração e a se sentir menos tentado pelo pecado.

2. Orar

Não há problema nenhum em admitir que você é fraco e precisa de ajuda! Foi por isso que Jesus ensinou os discípulos a orar por livramento da tentação  Mateus 6:13). Deus ajuda quem pede.

Quais são suas fraquezas? Conte para Deus e peça Sua ajuda para superar a tentação. Você pode se sentir fraco mas Deus é forte e tem poder para lhe ajudar.

Você pode resistir à tentação! Esse passo pode parecer óbvio mas muita gente não tenta resistir. A Bíblia diz que quando você resiste ao diabo, ele foge ( Tiago 4:7). Quando vem o pensamento ou a situação de tentação, diga “não!”

Se você é salvo por Jesus, você tem poder para escolher o que é certo. Deus não retira todas as tentações da vida mas Ele dá força para resistir.

4. Fugir

Sim, a Bíblia aconselha a fugir! Mais especificamente, fuja da tentação sexual (1 Corintios 6:18). A tentação sexual é um tipo de tentação muito forte e quem peca sexualmente brinca com fogo. Se você se encontrar em uma situação de tentação sexual, fuja!

José, no Egito, também fugiu quando foi tentado a cometer adultério. Não há vergonha nenhuma nisso. Esse conselho também funciona para qualquer tentação muito forte. Se você sente que não vai conseguir resistir, fuja da tentação.

Resistir e fugir são as duas formas mais importantes de vencer a tentação.

5. Ser radical

Não espere que a tentação apareça para começar a agir! É melhor prevenir que remediar. Jesus aconselhou seus discípulos a se livrarem de tudo que os levava a pecar (Mateus 18-8-9).

Por vezes, aquilo que você vai ter de fazer para vencer a tentação vai doer tanto como perder uma mão ou um olho! Mas é melhor perder algo precioso agora que cair em condenação. Por isso, se você tem alguma coisa que lhe tenta, livre-se dela. Essa coisa poderá ser uma revista, um computador, um doce, uma lâmina… Seja radical e use sua criatividade; tire a tentação de sua vida.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.