Quinze prefeitos eleitos no Piauí podem não assumir

 Quinze prefeitos eleitos no Piauí podem não assumir

Fachada do edifício sede do STF

No Piauí, a eleição segue indefinida para sessenta candidatos,  dos quais , quinze foram eleitos prefeitos no dia quinze de novembro de 2020, Esses prefeitos eleitos sub-judice ainda serão julgados pela justiça eleitoral para assumir os cargos no próximo ano.

Na eleição municipal de 2020, no Piauí, 2.526 prefeitos, vices e vereadores em todo o Piauí. No entanto a disputa continua para outros 60 candidatos que, embora tenham vencido nas urnas, estão sub judice. Na prática eles ainda passam por aval da justiça eleitoral para assumir os cargos no próximo ano.

No total são 16 prefeitos, cinco vices e 39 vereadores eleitos, mas com pendência na justiça tendo como principal problema a Lei da Ficha Limpa. É o caso de Júnior Percy (PP) reeleito em Buriti dos Lopes com 7.495 votos (57,53%), que apesar de ainda aguardar decisão judicial, diz estar tranquilo e confiante de que será diplomado em 1º de janeiro de 2021.

Chama atenção a grande quantidade de candidatos sub judice em dois municípios. Baixa Grande do Ribeiro, com o prefeito eleito Dr. Zé Luiz (PSB), a vice, Valdene do Ludmar (PP) e outros nove vereadores dependendo do julgamento da Justiça Eleitoral. Na mesma região, oito vereadores de Prata do Piauí correm o risco de não assumirem os mandatos.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.