Presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais para divulgar críticas pesadas ao maior parceiro comercial do Brasil

O presidente Jair Bolsonaro publicou em suas redes sociais na tarde deste sábado (26/12) link para texto que acusa a China, o maior parceiro comercial do Brasil, de praticar “pesca predatória, ilegal, criminosa, pirata, bucaneira, em mares do mundo inteiro” e de fazer “saque de recursos naturais de outras nações sem pedir licença”

O texto divulgado pelo presidente parte de uma suposta negociação entre uma empresa chinesa com sede brasileira em Goiânia, a Ample Develop Brazil Ltda, com o prefeito eleito da cidade de Rio Grande (RS) e com o governo gaúcho para montar um projeto de pesca de arrasto marinho no qual seriam investidos US$ 30 milhões (pouco mais de R$ 150 milhões).

Não há informações oficiais sobre essa negociação, e a conclusão de que o negócio poderia se ampliar para todo o litoral brasileiro é do autor, sem base em fatos. A informação inicial, da negociação, foi publicada ainda no dia 12 de dezembro no blog do jornalista gaúcho Políbio Braga.

É o texto compartilhado por Bolsonaro, do também jornalista Vitor Vieira, que faz pesadas críticas ao país asiático e insinua que o negócio no RS seria apenas o começo.