O deputado federal Baleia Rossi MDB/SP, presidente Nacional do MDB Baleia Rossi chega em ao Piauí sexta-feira(08) para participar de reunião com o senador Marcelo Castro-MDB/PI, presidente do diretório estadual do MDB no Piauí, com o governador Wellington Dias-PT, com o prefeito da capital, Doutor Pessoa e com deputados federais que compõem a bancada federal piauiense.
Baleia Rossi desembarca em Teresina às 10 horas da manhã e segue direto para o Palácio da Cidade, onde terá se reunirá com o prefeito de Teresina Doutor Pessoa- MDB e com o vice-prefeito Robert Rios-PSB.
O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) lançou nesta quarta-feira (6), oficialmente, sua candidatura à presidência da Câmara. O parlamentar tem o apoio de 11 partidos e do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A eleição será no início de fevereiro, em data ainda não definida.
A partir de agora, Baleia começará a viajar pelo país atrás de votos – mesma estratégia de campanha usada por outros candidatos. O primeiro destino é o Piauí.
Baleia terá como principal adversário o líder do PP e do Centrão, deputado Arthur Lira (PP-AL), que tem o apoio nos bastidores do presidente da República, Jair Bolsonaro.
A candidatura foi oficializada em um ato na Câmara com lideranças dos partidos aliados – PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PCdoB e Rede. Juntas, as siglas somam 261 parlamentares, mas a votação é secreta e, por isso, pode haver votos divergentes.
No discurso, Baleia ressaltou que as legendas que compõem o seu bloco, embora em polos opostos no espectro político e com divergências sobre diversos temas, resolveram se unir para defender a democracia e a liberdade do Parlamento.
O bloco foi costurado por Rodrigo Maia na tentativa de emplacar um sucessor. Baleia Rossi já tinha sido anunciado como candidato em 23 de dezembro, mas ainda aguardava a posição oficial da bancada do PT para consolidar o grupo.
Parte dos 50 deputados petistas defendia o lançamento de uma candidatura própria, mas o apoio a Baleia foi definido nesta segunda (4) por 27 votos a 23. Dos partidos de oposição, apenas o PSOL não declarou apoio ao deputado até esta quarta.
Com informações do G1
