Teresa Britto denuncia abandono do Zoobotânico e Semar mostra estrutura cuidada

 Teresa Britto denuncia abandono do Zoobotânico e Semar mostra estrutura cuidada

       

Presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Piauí, a deputada estadual Teresa Britto (PV) vistoriou, nesta segunda-feira (11), as condições do Parque Zoobotânico de Teresina.

Durante a fiscalização, a parlamentar constatou a falta de limpeza do local há vários dias, além do abandono dos boxes da Praça de Alimentação e falta de abrigo para animais como os macacos.

“Em vez de cuidar dos animais e de demandas urgentes que o Parque necessita, a secretária de Meio Ambiente manda pintar os portões e a fachada da entrada do Zoobotânico para maquiar a real situação do Parque. Encontramos muito lixo acumulado, falta de manutenção e até maus-tratos a alguns animais, já que alguns viveiros não têm abrigo”, diz.

A parlamentar havia recebido denúncias de falta de alimento para os animais, mas pôde constatar, durante a vistoria, que o fornecimento da alimentação está regular.

Teresa Britto afirmou, ainda, que irá encaminhar um relatório à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) para contratação de mais profissionais para auxiliar na manutenção do Parque. “São necessários pelo menos dez pessoas para auxiliar na limpeza diária, dois zeladores, três tratadores de animais e dois veterinários. O Parque Zoobotânico é um patrimônio de Teresina e do Piauí e precisa ter a atenção necessária por parte do Poder Público”, conclui.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) informa que a pintura do muro do Zoobotânico faz parte do projeto de revitalização geral do parque, iniciada em setembro de 2020, que inclui melhorias na limpeza e na conservação das áreas verdes, dos sanitários e dos recintos dos animais; prevendo, ainda, corte de grama; coleta e destinação do lixo; compra de equipamentos, máquinas e veículos e pinturas das edificações e meios-fios.

A Semar ressalta que a coleta de lixo e a poda de árvores está sendo feita regularmente, entretanto, com as últimas chuvas fortes ocorridas em Teresina aumentou muito a quantidade de folhagem e troncos caídos, que devem ser retirados prontamente.

Já foi concluído as obras de reforma da sede da Polícia Ambiental, do prédio do Centro de Triagem de Animas Silvestres (CETAS) e da sede administrativa, incluindo cozinha, banheiros (dos funcionários e do público) e refeitórios.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.