Governador garante que terá vacina para todos

 Governador garante que terá vacina para todos

De acordo com o governador do Piauí ,Wellington Dias, escolhido como articulador representante do Fórum dos Governadores, a meta é imunizar 25% da população brasileira até o próximo mês de abril, alcançando o grupo de maior risco para a doença.

No Piauí, esta fatia corresponde a cerca de setecentas mil pessoas. Como consequência, espera-se queda na procura por leitos hospitalares e redução de óbitos no estado e no país.

O chefe do executivo estadual fez questão de reforçar que todos os piauienses serão imunizados. “Queremos que o Governo Federal assegure no Plano Nacional de Imunização, a aquisição das doses necessárias. Mas o Piauí já fez reservas de vacinas através do Consórcio Nordeste, para ter doses suficientes para as 3,2 milhões de pessoas que vivem aqui”, assegurou.

Logística
Na solenidade foram entregues 11.382 doses da vacina CoronaVac ao município de Teresina. A Sesapi seguirá atuando na distribuição de insumos, logística de distribuição das vacinas, supervisão e fiscalização da aplicação do imunizante. “Coroando todo um trabalho que foi tortuoso, difícil, mas que foi assumido. Os profissionais de saúde, hoje, encontram na vacina o caminho para a vitória definitiva dessa pandemia. Nos lembraremos desses profissionais como heróis”, afirmou Florentino Neto, Secretário de Estado da Saúde. Os lotes serão enviados pelo Governo do Estado para municípios do interior.

“Mostra que a ciência no Brasil compete com o mundo. Nossos cientistas mostraram seu valor. Temos a CoronaVac e logo teremos outras vacinas, disse Regina Sousa, vice-governadora do Piauí.

O Comitê de Operações Emergenciais (COE) alerta que o início da vacinação não permite relaxar nos cuidados individuais que todos devem tomar, como o uso da máscara, distanciamento e higienização das mãos. A resposta imunológica da vacina requer tempo. “Esta vacina tem um período de tempo que demora para gerar resposta imunológica adequada. Para funcionar como barreira a maior parte da população precisa estar vacinada e isso vai levar um tempo ainda. Não é hora de reduzir esforços. Estamos diante de novas variantes do vírus diagnosticadas já em Manaus. É o momento de reforçar tudo e vir com a vacina de forma triunfante para combater este vírus”, explicou José Noronha, coordenador do COE.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.