Prefeitura de Teresina firma parceria com a França para ações de saúde, educação e assistência social

 Prefeitura de Teresina firma parceria com a França para ações de saúde, educação e assistência social

Nessa próxima segunda-feira (08), a prefeitura de Teresina, através da secretaria de planejamento e coordenação, recebe representantes do consulado geral de França para o nordeste e da agência francesa de desenvolvimento, para assinatura de protocolo de cooperação, referentes aos projetos Teresina 2030 (programa de desenvolvimento integrado do município de Teresina) e programa euroclima+ (observatório do transporte). No Brasil, apenas Teresina-PI e Santos-SP foram contempladas.

Participarão da reunião representantes da prefeitura municipal de Teresina, secretaria municipal de governo, secretaria municipal de planejamento e coordenação, consulado geral de França para o nordeste, superintendência municipal de transporte e trânsito (strans), agência francesa de desenvolvimento, despacio e consórcio systra/unifor.

O protocolo de cooperação entre a prefeitura e representantes franceses visa melhorias do setor da saúde e da assistência social, de fomento à educação, de desenvolvimento econômico e solidário, de apoio à inovação, de preservação do patrimônio, e de aprimoramento da eficiência da governança.

A prefeitura municipal de Teresina está preparando ainda um financiamento de 36 milhões de euros junto à agência francesa de desenvolvimento, para o subsídio de programa de investimento, contemplando diversas ações da agenda Teresina 2030, dentre elas a implantação de sistemas de saneamento para a área rural, a melhoria dos sistemas de drenagem da cidade, a requalificação habitacional de moradias e a criação de novos parques, visando a qualidade de vida para a população da capital.

A agenda Teresina 2030 é um departamento da secretaria municipal de planejamento e coordenação do município, que lidera o projeto, e trabalha em colaboração com a superintendência municipal de transporte e trânsito (strans), devido a sua importância na busca por uma cidade mais resiliente e participativa. O projeto já faz parte de uma parceria firmada entre prefeitura, secretaria municipal de planejamento e coordenação (semplan), e a agência francesa de desenvolvimento, através do programa euroclima.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.