Deputados Ziza Carvalho e Paulo Martins defendem lockdown no Piauí

 Deputados Ziza Carvalho e Paulo Martins defendem lockdown no Piauí

 

Durante a sessão virtual realizada nesta quinta-feira(11) na Assembleia Legislativa do Piauí, os deputados Ziza Carvalho-PT e Paulo Martins-PT defenderam que seja decretado lockdown(paralização total de todas atividades econômicas e sociais) no Piauí na tentativa de reverter o avanço do aumento da contaminação pelo novo coronavírus.

 

A sessão foi iniciada com a explanação do professor da Universidade Federal do Piauí, Emídio Matos sobre a conjuntura da pandemia no Estado. O professor afirmou que o epicentro da pandemia no Piauí é Teresina e que em junho o estado registrará mais de quatro mil mortes por covid-19. Ele acrescentou que o Lacen tem condições de fazer mais testagens diariamente.

 

O Prsidente da Assembleia, deputado Themístocles Filho-MDB falou dos casos de morte provocadas pela covid-19 em sua família, como o genro e uma tia e se declarou mal pelo morte nesta quinta-feira do seu motorista Josafá.

 

 

Além dos deputados, participaram da sessão, o governador do estado, Wellington Dias, do presidente do tribunal de Justiça Ribamar Oliveira, da Promotora de Justiça Carmelina Maria Mendes, Chefe geral do Ministério Público e do secretario estadual de saúde, Florentino Neto.

 

O Governador fez um levantamento das ações e das dificuldades enfrentadas e acrescentou que verá com governadores dos estado vizinhos o que pode ser feito para amenizar os efeitos econômicos da pandemia, conforme sugeriu a deputado Lucy Soares-PP.

 

Florentino ressaltou as ações exitosa no combate a covid-19 e os recursos destinados pelo deputado Fábio Abreu -PL para abertura de Unidades de Terapia Intensiva adulto e infantil em Campo Maior, município localizado a oitenta quilometro ao norte de Teresina.

 

O deputado Gessivaldo Isaias-Republicanos alertou.

Quero falar sobre  os cuidados com a situação dos mais pobres e solicitar um levantamento sobre o número de suicídios no Piauí, desde o início da pandemia”.

 

 

A deputada Teresa Britto sugeriu uma campanha publicitária mais enfática pelo cumprimento do decreto estadual de isolamento social.

 

 

 

O deputado Marden Meneses-PSDB lembrou as ações sugeridas desde o início da pandemia e os desvios de finalidade dos recursos destinados as ações de saúde.

 

 

 

 

O deputado João Deus-PT sugeriu que a Assembleia participe efetivamente do Comitê de Operações Emergenciais e os deputados Francisco Limma-PT, Franzé Silva-PT, Francisco Costa e Cícero Magalhães-PT.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.