Comunidade Mimbó recebe vacina contra covid-19

 Comunidade Mimbó recebe vacina contra covid-19

A Comunidade Mimbó, no município de Amarante, PI, a 179 quilômetros de Teresina, é a primeira localidade quilombola do Piauí a atingir 100% de vacinação dos moradores. Um fato inédito no Piauí entre as comunidades tradicionais.

Nessa quarta-feira(24), todos da faixa etária entre 18 e 79 anos foram imunizados em quatro postos montados em diferentes locais para facilitar o acesso e evitar a aglomeração. Os depoimentos são do agente de Saúde e morador do quilombo, João Santos da Silva, e da moradora Lucimar Paixão.

O Mimbó, que tem mais de duzentos anos de fundação e seiscentos moradores, foi reconhecido como comunidade tradicional quilombola, onde praticamente todos são da mesma família. A origem do lugar remonta a época da escravidão. Os primeiros moradores foram escravos que fugiram de fazendas de Pernambuco para se livrarem da opressão. Nos primeiros anos da fuga viviam em cavernas como medo de serem encontrados pelos fazendeiros. Depois é que atravessaram os rios Mimbó e Canindé e passaram a viver nas terras atuais.

Na pandemia do Novo Coronavírus, negros e indígenas foram mais impactados do que outros grupos devido uma série de fatores ligados a saneamento e saúde, mas o governo federal não havia adotado as medidas constitucionais devidas para as proteção dessas populações. Depois, das cobranças por parte da Justiça e das instituições sociais de defesa dos quilombolas e indígenas, a situação está sendo resolvida.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.