Resiliência da Fé

 Resiliência da Fé

No cotidiano, quando você é assolado por tantas cobranças e pressões, precisa manter a sobriedade, sem ceder à ansiedade, manter a paz em meio às tormentas da vida, sendo resilientes, uma pa­la­vra mo­der­nas, mui­to co­nhe­ci­da para nós cristãos ,cremos na ca­pa­ci­da­de de pas­sar por gran­des pres­sões, em bus­ca do equi­lí­brio e  su­pe­ra­ção pois temos ca­pa­ci­da­de  de li­dar  com diversos pro­ble­mas, ven­cer ob­stá­cu­los e não ce­der à pres­são, se­ja qual for a si­tu­a­ção.

A Bí­blia demostra vários exemplos de ter Re­si­li­ên­cia , quan­do por exem­plo tra­ta de Jó que es­ta­va aba­ti­do por tan­tas per­das e que ain­da es­ta­va sen­do acu­sa­do por seus ami­gos, on­de po­de com­pre­en­der a gran­de­za e a so­be­ra­nia de Deus, “lan­çou-se so­bre a ter­ra e ado­rou” (Jo. 1:20). A Bí­blia re­la­ta que tan­to a sa­be­do­ria quan­to os bens de Jó fo­ram alar­ga­dos, tu­do era mai­or do que o es­ta­do ori­gi­nal.

Te­mos ain­da o exem­plo de Moi­sés que a ca­da ex­pe­ri­ên­cia de pres­são, bus­ca­va a fa­ce de Deus e era alar­ga­do em seu ní­vel de Re­si­li­ên­cia Es­pi­ri­tual, po­den­do com a for­ça vin­da de Deus, su­pe­rar di­ver­sos ti­pos de pro­ble­mas, con­fli­tos e pres­sões.

Po­de­rí­a­mos con­tar tam­bém a his­tó­ria  de Da­vi, que em mui­tos Sal­mos re­la­ta­va sua dor emo­cio­nal e sua von­ta­de de mor­rer, mas quan­to mais apren­dia a de­pen­der de Deus e O ado­ra­va, mas for­ta­le­ci­do ele se sen­tia pa­ra con­clu­ir a ca­mi­nha­da pa­ra cum­pri­men­to do pro­pó­si­to de Deus.

Mui­tos re­la­tos bí­bli­cos são citados co­mo um en­ten­di­men­to da Re­si­li­ên­cia, co­mo os vá­rios es­cri­tos de Pau­lo so­bre su­as ex­pe­ri­ên­cias de per­se­gui­ção, de­cep­ção, fo­me e es­cas­sez. Exem­plo cla­ro es­tá em Fi­li­pen­ses 4: 12-13, on­de de­cla­ra: “Apren­di o se­gre­do de vi­ver con­ten­te em to­da e qual­quer si­tu­a­ção, se­ja bem ali­men­ta­do, se­ja com fo­me, ten­do mui­to, ou pas­san­do ne­ces­si­da­de (12). Tu­do pos­so na­que­le que me for­ta­le­ce (13).” Es­sa fa­la re­pre­sen­ta uma das mai­o­res de­mons­tra­ções de Re­si­li­ên­cia Es­pi­ri­tual re­la­ta­da na Bí­blia

Fi­na­li­zo  com o maior de todos os  exem­plos de Re­si­li­ên­cia Es­pi­ri­tual com Aque­le que veio jus­ta­men­te pa­ra nos mos­trar o ca­mi­nho a se­guir, Je­sus, co­mo ho­mem, pas­sou por di­ver­sos ti­pos de con­fli­tos e pres­sões emo­cio­nais ,Ele  nos en­si­nou a bus­car dia após dia, de gló­ria em gló­ria em bus­ca de cum­prir o pro­pó­si­to que ca­da pes­soa tem nes­sa vi­da ter­re­na. Je­sus nos en­si­nou a be­ber o cá­li­ce da re­jei­ção, do aban­do­no, das crí­ti­cas e até da con­de­na­ção man­ten­do o ní­vel de equi­lí­brio emo­cio­nal e es­pi­ri­tual, não re­a­gin­do com agres­si­vi­da­de, me­lan­co­lia e nem mos­tran­do de­sis­tên­cia da mis­são de vi­da. Je­sus foi le­va­do ao pro­ces­so de cru­ci­fi­ca­ção ,a Re­si­li­ên­cia Ple­na em to­dos os ní­veis que le­va ao equi­lí­brio emo­cio­nal e es­pi­ri­tual da acei­ta­ção do cum­pri­men­to do pro­pó­si­to eter­no.

 

A Resiliência de Josué

Lembre da minha ordem: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Senhor , seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!” Josué 1:9

A Resiliência Cristã de Jeremias

Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor. Jeremias 1:8

A Resiliência Cristã de Paulo

E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales; Atos 18:9
Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam. Tiago 1.12
Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:12

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.