Teresina terá iluminação monitorada por telegestão

 Teresina terá iluminação monitorada por telegestão

Teresina terá um sistema de telegestão da rede de energia elétrica. O sistema será implantado pela Parceria Público-Privada de Iluminação Pública e é considerado um precursor do que se classifica como “cidade inteligente”.

“As principais vias da cidade serão contempladas com esse sistema de telegestão. Isso significa que as luminárias serão controladas pela Central de Controle Operacional (CCO). É um sistema amplo, precursor do que se chama de cidade inteligente. É o futuro das cidades”, explica Augusto César, coordenador de Iluminação Pública da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh).

Em resumo, o CCO fará o monitoramento das luminárias e será possível antecipar a solução dos problemas futuros. “O sistema computadorizado vai receber informações automáticas apontando, por exemplo, luminárias apagadas ou acesas durante o dia. Imediatamente, será enviada uma equipe ao local para resolver o problema”, completa o coordenador.

O secretario da Semduh, Edmilson Ferreira, destaca que a infraestrutura desse sistema poderá beneficiar a cidade em vários outros aspectos.

“Usar a tecnologia a nosso favor é uma forma de avançar o desenvolvimento da cidade. A nova gestão da Prefeitura de Teresina preza muito por isso. O prefeito Doutor Pessoa, inclusive, fez uma reunião com seu secretariado na semana passada, buscando ideias criativas de inovação e tecnologia para Teresina. Vamos começar o monitoramento computadorizado na área da iluminação pública, mas já pensando em como ampliar para outras áreas”, afirma Edmilson Ferreira.

A princípio, 22% de todo o sistema de iluminação de Teresina será contemplado com a Central de Controle Operacional.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.