Ministério da Saúde envia 18º lote de vacinas para aplicação de 2ª dose no Piauí

 Ministério da Saúde envia 18º lote de vacinas para aplicação de 2ª dose no Piauí

Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza audiência pública interativa para tratar sobre o PLS 264/2017 que altera a Lei que dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde. Em pronunciamento, diretor de Avaliação de Tecnologia em Saúde da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI), Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O Ministério da Saúde enviou para o Piauí, nessa sexta-feira (07), o 18º lote de vacinas contra a covid-19 com mais 13,3 mil doses da vacina Coronavac destinadas, exclusivamente, a aplicação de segunda dose. Desde o início da campanha nacional de vacinação, o Piauí recebeu quase um milhão de doses de vacinas e mais de 720 mil já foram aplicadas até até quinta-feira(06).

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga orienta a população para que tome a segunda dose da vacina Covid-19 mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado pelo laboratório, para assegurar a proteção adequada contra a doença.

Segundo o Ministério da Saúde, a previsão é de que todas as unidades federativas recebam os imunizantes. No total, a pasta está distribuindo quase 1 milhão de doses da vacina do Butantan para completar os esquemas vacinais de mais de 900 mil pessoas em todo o país.

Estão sendo enviadas doses para ajuste no esquema ou continuidade do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO): nesse caso, estados e DF poderão utilizar o quantitativo para conclusão dos esquemas incompletos ou para seguir com a vacinação de grupos prioritários.

A estratégia de distribuição de vacinas covid-19 é revisada semanalmente em reuniões que envolvem o Governo Federal, governos estaduais e municipais, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante. No caso da vacina do Butantan, o intervalo entre as doses é de quatro semanas.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.