A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (10), a Operação Ludibrio, em Buriti dos Lopes, município localizado a trezentos quilômetros ao norte de Teresina. Dezesseis agentes cumprem quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Parnaíba.

Há informações que autoridades do município de Buriti dos Lopes estão entre os investigados por agenciamento de auxílio emergencial e por beneficiamento de familiares.

De acordo com a Polícia Federal, a operação deflagrada está em fase ostensiva de investigação instaurada para apurar estelionato e fraude na concessão e saque de benefícios emergenciais de populares .

Além da cobrança extorsiva por suposto serviço prestado, consta que pessoas do núcleo familiar próximo a agente político do município de Buriti dos Lopes teriam recebido o Auxílio Emergencial, mesmo não atendendo aos critérios de concessão. Pesquisa no Cadastro do Governo Federal confirma tais suspeitas.

Os investigados atuam mediante retenção de documentos dos beneficiários, até a efetiva apropriação de cota significativa do benefício sacado, sob a justificativa de cobrir despesas administrativas. As investigações seguem para identificar outros beneficiários do ilícito, informou a PF.